O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADULTOS UNIVERSITÁRIOS: UM CASO DA BIOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores

  • Marisa Laporta Chudo
  • Maria Cecília Sonzogno Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde

Palavras-chave:

Educação e Saúde, Ensino-Aprendizagem, Biologia Educacional

Resumo

Objetivo. Analisar o processo de ensino-aprendizagem de alunos universitários, no âmbito da disciplina Biologia Educacional a partir de um planejamento que privilegiou estratégias de aula facilitadoras para o aprendizado. Método. Desenvolveu-se uma pesquisa, da qual participaram estudantes do primeiro semestre do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de São Paulo, do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo acrescida de instrumentos quantitativos; como forma de coleta de dados, foram utilizados questionários e o diário de campo; os dados coletados pelos depoimentos foram analisados segundo a técnica de análise do sujeito coletivo. Resultados. Os resultados obtidos revelaram o êxito do emprego de estratégias voltadas para estimular o envolvimento e a participação do aluno, a aproximação da realidade pessoal e profissional, maior interação nas relações interpessoais, reflexão e crítica para o processo de ensino-aprendizagem. Conclusões. O referencial teórico sobre o aprendizado de adultos, as metodologias ativas e o relacionamento interpessoal entre professor e alunos, aliados à análise da visão dos alunos sobre os pontos positivos e negativos no processo de ensino-aprendizagem proporcionaram subsídios para validar uma metodologia e estratégias didáticas específicas para adultos, que devem contemplar a motivação do docente e a comunicação pedagógica, incluindo os elementos criatividade, conteúdo técnico atualizado e conteúdo formativo aplicados à futura profissão, troca de experiências, que permitam uma relação professor-aluno afetiva, com interação e diálogo.

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Chudo, M. L., & Sonzogno, M. C. (2016). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ADULTOS UNIVERSITÁRIOS: UM CASO DA BIOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(2), 183–203. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/471

Edição

Seção

Artigos