CARACTERIZANDO A AUTORIA NO DISCURSO EM SALA DE AULA

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro Escola de Especialistas de Aeronáutica
  • Daniella de Almeida Santos Escola de Especialistas de Aeronáutica
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira Departamento de Física e Química da UNESP – Guaratinguetá

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Interações Dialógicas, Ensino de Física.

Resumo

Nosso trabalho visa discutir como o discurso do professor pode interferir na construção de argumentos por parte dos alunos, quando estes se encontram envolvidos com um problema experimental em aulas de ciências. Assim, buscamos compreender como professor e alunos se inter-relacionam num movimento discursivo para a estruturação de sentidos dos dados experimentais obtidos. Com essa preocupação, focamos nosso olhar nos processos de autoria dos discursos, tanto dos alunos quanto dos professores, nos episódios em que os atores do processo de ensino e de aprendizagem organizam suas falas, mediados pela atividade experimental.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Santos, D. de A., & Teixeira, O. P. B. (2016). CARACTERIZANDO A AUTORIA NO DISCURSO EM SALA DE AULA. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(2), 205–255. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/472

Edição

Seção

Artigos