APRESENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FENÔMENOS BIOLÓGICOS A PARTIR DE UM CANTEIRO DE PLANTAS

Autores

  • Ana Maria de Andrade Caldeira UNESP- Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência Departamento de Educação da Faculdade de Ciências – Campus de Bauru
  • Selma Rosana Santiago Manechine UNESP - Doutoranda do Programa de Pós Graduação para a Ciência –Faculdade de Ciências Campus Bauru

Palavras-chave:

ensino de ciências, semiótica, relação pensamento e linguagem

Resumo

O presente trabalho propõe uma metodologia para o ensino de ciências naturais baseada na tríade perceber/relacionar/conhecer. A análise realizada fundamentou-se no referencial da semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914). A pesquisa foi desenvolvida com alunos da terceira série do ensino fundamental e mostra que a metodologia adotada possibilita-os perceber, estabelecer relações e conhecer fenômenos naturais construídos a partir das seqüências vivenciadas.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

Caldeira, A. M. de A., & Manechine, S. R. S. (2016). APRESENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FENÔMENOS BIOLÓGICOS A PARTIR DE UM CANTEIRO DE PLANTAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(2), 227–261. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/473

Edição

Seção

Artigos