UM ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES NO CONTEXTO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA

Autores

  • Isabel Cristina de Castro Monteiro Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP Campus de Guaratinguetá – SP
  • Alberto Gaspar Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP Campus de Guaratinguetá – SP Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências- UNESP - Campus de Bauru

Palavras-chave:

Ensino de Física, Emoção, Interação

Resumo

A busca por uma compreensão mais ampla sobre os processos interativos em sala de aula tem motivado algumas pesquisas no sentido de se entender as múltiplas e complexas variáveis que se estabelecem entre os participantes do contexto educacional de sala de aula, não apenas aquelas relacionadas à dimensão cognitiva, mas também aquelas que dizem respeito aos aspectos subjetivos e emocionais, facilitando ou criando obstáculos ao processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido procuramos, a partir das indicações da teoria de Vigotski, estudar as interações sociais bem como as emoções desencadeadas nesse processo, estabelecidas por uma professora e seus alunos no contexto de aulas de Física do ensino médio, envolvendo o conceito de equilíbrio de ponto material e de corpo extenso. Os resultados mostram a necessidade de o professor estar consciente dos aspectos emocionais desencadeados na interação social com e entre seus alunos, visando sustentá-la no sentido de otimizar os recursos didáticos utilizados em sua aula.

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

de Castro Monteiro, I. C., & Gaspar, A. (2016). UM ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES NO CONTEXTO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS EM SALA DE AULA. Investigações Em Ensino De Ciências, 12(1), 71–84. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/478

Edição

Seção

Artigos