UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE BIOLOGIA DESENVOLVIDA EM PROGRAMAS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Iône Inês Pinsson Slongo Centro de Educação – Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Demétrio Delizoicov Centro de Educação – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

Características da pesquisa em Ensino de Biologia, Análise de teses e dissertações, Parâmetros epistemológicos, Fleck

Resumo

Um estudo realizado, com base em pesquisas que tiveram como objetivo caracterizar a produção acadêmica na forma de teses e dissertações em Ensino de Ciências, apontou a existência de uma lacuna quanto à produção acadêmica em Ensino de Biologia. Nesse sentido, uma investigação sobre teses e dissertações em Ensino de Biologia foi realizada. Foram analisadas 130 pesquisas desenvolvidas em programas nacionais de pós-graduação, no período entre 1972 e 2000. Neste artigo, explicitam-se alguns dados obtidos, notadamente aqueles que mostram a extensão e a intensidade alcançada pela área ao longo de quase três décadas de história. Detectou-se um crescimento significativo da área nos anos 90, sobretudo no período entre 1997 e 2000, quando cerca de um terço da produção identificada foi desenvolvida. Argumenta-se que este dado é um importante indicativo da consolidação de uma comunidade nacional de investigadores como, também, de grupos e linhas de pesquisa em Ensino de Biologia.

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Slongo, I. I. P., & Delizoicov, D. (2016). UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE BIOLOGIA DESENVOLVIDA EM PROGRAMAS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Investigações Em Ensino De Ciências, 11(3), 321–341. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/486

Edição

Seção

Artigos