UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE BIOLOGIA DESENVOLVIDA EM PROGRAMAS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Características da pesquisa em Ensino de Biologia, Análise de teses e dissertações, Parâmetros epistemológicos, FleckResumo
Um estudo realizado, com base em pesquisas que tiveram como objetivo caracterizar a produção acadêmica na forma de teses e dissertações em Ensino de Ciências, apontou a existência de uma lacuna quanto à produção acadêmica em Ensino de Biologia. Nesse sentido, uma investigação sobre teses e dissertações em Ensino de Biologia foi realizada. Foram analisadas 130 pesquisas desenvolvidas em programas nacionais de pós-graduação, no período entre 1972 e 2000. Neste artigo, explicitam-se alguns dados obtidos, notadamente aqueles que mostram a extensão e a intensidade alcançada pela área ao longo de quase três décadas de história. Detectou-se um crescimento significativo da área nos anos 90, sobretudo no período entre 1997 e 2000, quando cerca de um terço da produção identificada foi desenvolvida. Argumenta-se que este dado é um importante indicativo da consolidação de uma comunidade nacional de investigadores como, também, de grupos e linhas de pesquisa em Ensino de Biologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
