ENSINO DE FÍSICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: ATIVIDADES QUE ABORDAM O CONCEITO DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE

Autores

  • Eder Pires de Camargo Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Ilha Solteira –SP Avenida Brasil N° 56, CEP 15385000, Ilha Solteira – SP
  • Dirceu da Silva Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Rua Bertrand Russel, 801 Cidade Universitária “Zeferino Vaz” CEP: 13083-970 - Campinas - SP
  • Jomar de Barros Filho Universidade São Marcos, Campus Paulínia Rodovia José Lozano de Araújo, Km 2, s/n - Paulínia - São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de física, deficiência visual, inclusão, aceleração, gravidade

Resumo

Apresentamos a análise de duas atividades de ensino de física elaboradas e aplicadas a um grupo de alunos com deficiência visual. O conteúdo das referidas atividades abordou o conceito de aceleração da gravidade. Na primeira atividade, trabalhou-se o conceito gravitacional por meio do movimento de um objeto em um plano inclinado, e na segunda, por meio do movimento de queda de um disco metálico dentro de um tubo. Tanto o plano inclinado quanto o disco forneciam referenciais observacionais auditivos. A estrutura prática das atividades fundamentou-se na observação auditiva do fenômeno gravitacional, discussões em pequenos grupos e debate geral sobre as conclusões obtidas. A análise dos dados apoiouse em uma categoria denominada “compreensão”, categoria esta que procurou explicitar em relação aos significados trabalhados as seguintes atitudes dos alunos: compartilhou, defendeu, questionou e reformulou significados. Concluiu-se que as atividades foram capazes de motivar os alunos e proporcionar-lhes condições para: (1) Realizar experimentos sobre a aceleração da gravidade; (2) observar por meio do referencial auditivo o movimento de queda de um disco; (3) coletar e analisar dados relacionados à variação de velocidade; e (4) expor, compartilhar, questionar e reformular hipóteses e propriedades físicas durante as discussões estabelecidas.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

de Camargo, E. P., da Silva, D., & de Barros Filho, J. (2016). ENSINO DE FÍSICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: ATIVIDADES QUE ABORDAM O CONCEITO DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE. Investigações Em Ensino De Ciências, 11(3), 343–364. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/487

Edição

Seção

Artigos