DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE LEITURA
Palavras-chave:
Leitura, Análise do discurso francesa, Professores de ciênciasResumo
Neste trabalho, partimos do pressuposto que os professores atuam como mediadores das práticas escolares de leitura e problematizamos suas práticas, sentidos e representações sobre leitura. Investigamos os sentidos que um grupo de professores de Física, Química e Biologia, que atuam em uma escola federal de ensino médio e técnico, atribuem à leitura. Seguindo um quadro teórico-metodológico identificado como a análise do discurso de linha francesa, consideramos que sentidos, conceitos e concepções de leitura são construídos historicamente, através de discursos produzindo efeitos de sentidos que determinam práticas ideológicas. Nossos resultados mostram que, para esse grupo de professores, não existiram, na sua formação, inicial e continuada, oportunidades de refletir sobre o papel da leitura no ensino e na aprendizagem de ciências. Parece haver também uma associação entre o tipo de discurso e o modo de ler, na qual aos textos científicos são atribuídos sentidos únicos e a leitura adquire um caráter de busca e assimilação da informação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.