INVESTIGANDO A PESQUISA EDUCACIONAL. UM ESTUDO ENFOCANDO DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Pesquisa Educacional, Estado da Arte, Ensino de Ciências, Ensino de BiologiaResumo
O artigo apresenta breve resgate histórico sobre a gênese da pesquisa em Educação no Brasil, situando o aparecimento e desenvolvimento da pesquisa em Ensino de Ciências, com destaque para a pesquisa desenvolvida no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação e Educação em Ciências. Destaca a relevância dos estudos denominados de “estado da arte”, como um gênero de investigação fundamental para estudos analíticos da produção em determinada área de pesquisa e discute os procedimentos básicos a serem desenvolvidos em investigações dessa natureza. Por fim, apresenta algumas tendências da pesquisa sobre a produção acadêmica brasileira em Ensino de Biologia, constituída na forma de dissertações e teses produzidas no período entre 1972 e 2003.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.