SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS: UM ESTUDO SOBRE ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Maria de Fátima Neves Sandrin Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Jaboticabal, São Paulo.
  • Giuseppe Puorto Instituto Butantan, São Paulo, SP.
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Bauru, São Paulo.

Palavras-chave:

educação científica, serpentes, scidentes ofídicos, erros conceituais em livros didáticos

Resumo

O tema serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos constituem um problema em livros didáticos no Brasil devido ao elevado índice de erros conceituais. Visando subsidiar a prática pedagógica do professor, analisamos, sob os aspectos conceitual e metodológico, um total de 27 livros publicados no período de 1982-1999. Os critérios usados na análise conceitual foram a correção científica e a presença de classificações não-científicas. Os aspectos conceituais foram basicamente a presença de contextualização, problematização, proporção entre texto e ilustração, seqüência lógica e uso de vocabulário técnico. Na análise conceitual constatamos nos livros a predominância percentual dos problemas relacionados à biologia das serpentes, identificação e diferenciação de peçonhentas e não-peçonhentas, modo inadequado de atendimento ao acidentado ofídico e uso de conceitos antropocêntricos. A análise metodológica mostrou que a maior parte dos textos foi caracterizada por falta de contextualização, predomínio de descrições, uso exagerado de dados anatômicos, nomenclatura e definições. Proporcionalmente, encontrou-se maior índice de problemas nos textos de Ensino Fundamental que nos de Ensino Médio.

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Sandrin, M. de F. N., Puorto, G., & Nardi, R. (2016). SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS: UM ESTUDO SOBRE ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 10(3), 281–298. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/508

Edição

Seção

Artigos

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