O CONCEITO DE TEMPO ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA ANÁLISE À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Autores

  • André Ferrer P. Martins Departamento de Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, UFRN Campus Universitário, BR 101, Lagoa Nova 59072-970 Natal, RN, Brasil
  • Jesuina L. de A. Pacca Instituto de Física, USP Caixa Postal 66318 05315-970 São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

tempo, perfil epistemológico e Gaston Bachelard

Resumo

Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Martins, A. F. P., & Pacca, J. L. de A. (2016). O CONCEITO DE TEMPO ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA ANÁLISE À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD. Investigações Em Ensino De Ciências, 10(3), 299–336. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/509

Edição

Seção

Artigos