SERÃO AS REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICÁVEIS AOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA?

Autores

  • Guilherme Brockington USP - Instituto de Física/Faculdade de Educação
  • Maurício Pietrocola USP - Faculdade de Educação

Palavras-chave:

Ensino de Física Quântica, Transposição Didática, Física Moderna

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa envolvendo proposta de atualização curricular. Os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea estão, em geral, ausentes das aulas do Ensino Médio. Neste trabalho nos propomos a analisar os requisitos necessários para a inserção de elementos de Mecânica Quântica nas aulas do Ensino Médio. A análise teórica será feita com base na teoria de “Transposição Didática”, proposto por Yves Chevallard, a partir da qual apontamos alguns elementos que questionam a aplicabilidade de suas regras aos temas desta “nova” Física.

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

Brockington, G., & Pietrocola, M. (2016). SERÃO AS REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICÁVEIS AOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA?. Investigações Em Ensino De Ciências, 10(3), 387–404. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/512

Edição

Seção

Artigos

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