CONTEXTUALIZAÇÃO E TECNOLOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA

Autores

  • Rozana Gomes de Abreu CAp/UFRJ e Doutoranda UERJ
  • Maria Margarida Gomes UFRJ e Doutoranda UFF
  • Alice Casimiro Lopes UERJ

Palavras-chave:

hibridismo, livros didáticos, políticas de currículo, recontextualização

Resumo

Analisamos a contextualização e as tecnologias em livros didáticos de Biologia e Química, visando a compreender como esses discursos, também presentes nos PCNem, são apropriados e hibridizados. Entendemos os livros didáticos como textos que produzem sentidos e significados nas políticas de currículo, produções culturais recontextualizadas por hibridismos, nos termos de Basil Bernstein e Stephen Ball. Defendemos que esses materiais não representam um consenso sobre tais concepções. Os enfoques sobre contextualização e tecnologias expressos nesses materiais são hibridizados a partir de diversas influências.

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Publicado

2016-11-06

Como Citar

de Abreu, R. G., Gomes, M. M., & Lopes, A. C. (2016). CONTEXTUALIZAÇÃO E TECNOLOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 10(3), 405–417. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/513

Edição

Seção

Artigos