ANALOGIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTRIBUTOS E DESAFIOS

Autores

  • Maria da Conceição Duarte Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho Braga, Portugal

Palavras-chave:

analogia, ensino e aprendizagem das ciências, investigação em educação em ciências

Resumo

Uma analogia é, frequentemente, entendida como uma comparação baseada em similaridades entre estruturas de dois domínios de conhecimento diferentes, um conhecido e outro desconhecido. Vários autores têm acentuado a importância das analogias como uma ferramenta valiosa no ensino e aprendizagem das ciências, especialmente de conceitos com um maior grau de dificuldade. Contudo, alguns problemas têm sido associados à sua utilização. Neste trabalho procuraremos contribuir para uma melhor compreensão da utilização de analogias na educação em ciências, através de uma revisão do estado da arte da investigação sobre analogias. Com base nessa revisão serão equacionados contributos para a educação em ciências, bem como alguns dos desafios que se colocam para a investigação nesta área.

Downloads

Publicado

2016-11-06

Como Citar

Duarte, M. da C. (2016). ANALOGIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTRIBUTOS E DESAFIOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 10(1), 7–29. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/520

Edição

Seção

Artigos