A DINÂMICA DE GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM ENFOQUE PSICANALÍTICO
Palavras-chave:
Ensino de Física, Grupos de Aprendizagem, Psicanálise & Educação, Formação de ProfessoresResumo
Neste trabalho investigamos dois grupos de alunos de Física do Ensino Médio que participaram de duas disciplinas ministradas pelo mesmo professor. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos. No primeiro, houve mudanç a significativa no grupo analisado, que se tornou um grupo operativo; no segundo, o grupo desenvolveu atitudes agressivas e acabou desintegrando-se. O referencial teórico adotado é de orientação psicanalítica, particularmente a obra de Anzieu sobre grupos. Concluímos destacando como uma das competências profissionais necessárias do professor de Física sua capacidade em sustentar e conduzir o processo de aprendizagem com grupos de alunos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.
