A DINÂMICA DE GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM ENFOQUE PSICANALÍTICO

Autores

  • Marcelo Alves Barros Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Alberto Villani Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

Ensino de Física, Grupos de Aprendizagem, Psicanálise & Educação, Formação de Professores

Resumo

Neste trabalho investigamos dois grupos de alunos de Física do Ensino Médio que participaram de duas disciplinas ministradas pelo mesmo professor. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos. No primeiro, houve mudanç a significativa no grupo analisado, que se tornou um grupo operativo; no segundo, o grupo desenvolveu atitudes agressivas e acabou desintegrando-se. O referencial teórico adotado é de orientação psicanalítica, particularmente a obra de Anzieu sobre grupos. Concluímos destacando como uma das competências profissionais necessárias do professor de Física sua capacidade em sustentar e conduzir o processo de aprendizagem com grupos de alunos.

Downloads

Publicado

2016-11-13

Como Citar

Barros, M. A., & Villani, A. (2016). A DINÂMICA DE GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM ENFOQUE PSICANALÍTICO. Investigações Em Ensino De Ciências, 9(2), 115–136. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/532

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>