A APRENDIZAGEM EM AMBIENTES CONSTRUTIVISTAS: UMA PESQUISA RELACIONADA COM O TEMA ÁCIDO - BASE
Palavras-chave:
ácido-base, construtivismo, ambiente construtivista de aprendizagem, trabalho cooperativoResumo
Esta comunicação pretende mostrar como um ambiente construtivista permite uma melhor aprendizagem de conceitos relacionados com o tema ácido - base, onde geralmente os alunos revelam algumas misconceptions já patenteadas em diversas pesquisas. Baseando-se numa longa reflexão de natureza epistemológica, psicológica e educacional, apoiada numa ampla consulta bibliográfica e na sua própria experiência os autores caracterizam um ambiente construtivista na sala de aula, realçando o trabalho cooperativo. Na segunda parte são descritos os efeitos que esse ambiente produziu na aprendizagem do tema ácido - base, de acordo com um estudo quase - experimental realizado com uma amostra de 52 alunos de duas turmas equivalentes, do 10º ano de escolaridade, leccionadas pela mesma professora. Os resultados indiciam claramente que o ambiente construtivista de aprendizagem promoveu uma melhor aprendizagem do tema ácido – base, melhorou as relações educacionais na sala de aula e desenvolveu nos alunos atitudes positivas em relação a si mesmos e aos outros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.