DOS MODELOS HISTÓRICOS (HISTÓRIA DA GEOLOGIA) AOS MODELOS DOS ALUNOS. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS MODELOS MENTAIS, RESPEITANTES À ORIGEM, AO ARMAZENAMENTO E À CIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, REALIZADO COM ALUNOS DO 12º ANO DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS
Palavras-chave:
modelos mentais, modelos históricos, ensino de GeologiaResumo
O nosso estudo localiza-se na intersecção de três áreas: a história da ciência, em particular a história da geologia, a ciência cognitiva, com especial destaque para a teoria dos modelos mentais de Jonhson-Laird e o ensino das ciências. Os objectivos da investigação foram os seguintes: a identificação dos modelos mentais dos alunos associados à origem, ao armazenamento e à circulação das águas subterrânea e a detecção de eventuais evoluções destes modelos, resultantes das diversas intervenções. A investigação foi realizada com uma amostra de 38 alunos do 12º ano do ensino secundário. No final apresentam-se os resultados obtidos e sugere-se o desenvolvimento de propostas de materiais didácticos, inspiradas na história da geologia e teoricamente fundamentadas neste tipo de estudos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.