UN ESTUDIO DE TIPO ETNOGRÁFICO: EL DISCURSO DEL PROFESOR DE FÍSICA
Palavras-chave:
profesor de Física, análisis del discurso, etnografíaResumo
En este trabajo se presentan los lineamientos metodológicos que han guiado una investigación destinada a explorar el lenguaje del profesor de Física a través de su discurso. Se pretende analizar, en el discurso docente, el espacio asignado a los contenidos y procedimientos físicos como base para la comprensión del entorno material y las organizaciones conceptuales en una clase de Tecnología. Los registros fueron realizados durante las clases de Tecnología de segundo año de la Escuela de Educación Media N? 10 de la ciudad de Tandil, por una de las autoras de este trabajo que asistió, en calidad de observador, durante un período de seis meses del ciclo lectivo. Interesa fundamentar las decisiones metodológicas que han permitido llevar adelante la investigación desde el referencial de la etnografía.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.