A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: REVISÃO DE PESQUISA, ANÁLISE E PROPOSTA METODOLÓGICA

Autores/as

  • Maria Helena Fávero Instituto de Psicologia, Caixa Postal 04500 Universidade de Brasília
  • Célia Maria Soares Gomes de Sousa Instituto de Física, Caixa Postal 04455 Universidade de Brasília

Palabras clave:

resolução de problemas e ensino de Física, tomada de consciência, campo conceitual, processos comunicacionais

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a idéia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a idéia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a lingüística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para darlhe sustentação.

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Fávero, M. H., & de Sousa, C. M. S. G. (2016). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: REVISÃO DE PESQUISA, ANÁLISE E PROPOSTA METODOLÓGICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 6(2), 143–196. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/582