ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA DE CONHECIMENTO FÍSICO COM CRIANÇAS NA FAIXA DE OITO A DEZ ANOS

Autores

  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi Faculdade de Educação, USP
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação, USP

Palavras-chave:

argumentação em sala de aula, conhecimento físico, escola fundamental

Resumo

O presente trabalho refere-se ao estudo da argumentação de alunos, na faixa etária de oito a dez anos, numa aula de conhecimento físico. A análise foi realizada tanto do ponto de vista estrutural, através da identificação de componentes presentes nos argumentos isolados, quanto do ponto de vista da interação entre os locutores, observando a presença de diferentes idéias e a busca de sínteses na argumentação como um todo. Foi observado, também, de que forma a professora conduziu a discussão, tendo sido identificado um padrão discursivo IRF predominantemente elicitativo. Tal predominantemente elicitativo, possibilitou a criação de um espaço cooperativo para a exposição de idéias, incluindo ao mesmo tempo o respeito às diferentes explicações e a autoconfiança para posicionamentos contrários aos dos colegas, assim como, a elaboração de argumentos complementares por parte dos alunos. Além de apresentarem muitas afirmações com justificativas, relacionando-as aos dados obtidos, os alunos elaboraram hipóteses a partir de suas conclusões e o problema proposto estimulou-os não apenas a solucioná-lo, mas também a tentar variações.

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Publicado

2016-11-21

Como Citar

de Morais Capecchi, M. C. V., & de Carvalho, A. M. P. (2016). ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA DE CONHECIMENTO FÍSICO COM CRIANÇAS NA FAIXA DE OITO A DEZ ANOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 5(3), 171–189. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/592

Edição

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