A COMPETÊNCIA DIALÓGICA E A FORMAÇÃO DE UM GRUPO ‘DOCENTE’
Palavras-chave:
formação de professores, competência dialógica, conhecimento e saber, psicanálise e educaçãoResumo
Neste trabalho mostraremos a trajetória de um grupo de licenciandas em uma disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, destacando os momentos nos quais as mudanças foram mais significativas. Interpretaremos essas mudanças como o fruto do acoplamento entre as intervenções da professora da disciplina de Prática e as respostas dos alunos das licenciandas durante o Estágio; mostraremos que a evolução do grupo foi fortemente marcada pelo diálogo estabelecido entre grupo e professora, entre grupo e alunos, entre diferentes grupos formados na sala de aula, e, finalmente, entre indivíduos e o saber. Ao final mostraremos que as mudanças internas ao grupo podem ser resumidas como a construção de uma perspectiva comum. ‘Tornar-se um grupo docente’ foi o mote que implicitamente guiou as licenciandas ao longo da experiência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.