CONSTRUÇÃO E REALIDADE: O REALISMO CIENTÍFICO DE MÁRIO BUNGE E O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE MODELOS
Palavras-chave:
construtivismo, realismo científico, ensino de ciências, modelosResumo
Nesse trabalho tecemos críticas ao movimento construtivista, que segundo nossa avaliação super-valorizou o papel das construções individuais, em detrimento da dimensão ontológica do conhecimento científico. Ele será desenvolvido tomando por base alguns trabalhos críticos dirigidos ao movimento construtivismo e uma análise da recepção das idéias de Thomas Kuhn pelas pesquisas em ensino de ciências. Uma de nossas conclusões será mostrar que o construtivismo não valoriza suficientemente a apreensão de uma realidade associada ao mundo físico. Isto acaba por se refletir num enfraquecimento do conhecimento científico frente a outras formas de conhecimento, instituindo uma espécie de relativismo epistemológico entre as diversas formas de conhecer. Nesse sentido, apresentamos as idéia de Mário Bunge sobre o papel dos modelos na ciência e sua vinculação com a realidade. Visamos desta forma, minimizar excessos contidos nas teses construtivistas e realistas, ou seja a tendência a vislumbrar toda construção humana como atividade desvinculada da dimensão ontológica do mundo e todo realismo como expurgo da ação humana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.