PROBLEMAS HISTÓRICOS Y DIFICULTADES DE APRENDIZAJE EN LA INTERPRETACIÓN NEWTONIANA DE FENÓMENOS ELECTROSTÁTICOS CONSIDERADOS ELEMENTALES
Palavras-chave:
electrostática, dificultades de aprendizaje, problemas históricosResumo
En este trabajo se comenzará realizando una breve revisión histórica de la Electrostática. A continuación se planteará la utilización de este conocimiento histórico en el análisis de posibles dificultades de los estudiantes en el aprendizaje de esta teoría. Para ello, se recogerán las pruebas o diseños empíricos principalmente empleados en la evolución histórica y que son conocidos como fenómenos o hechos "naturales", y se analizarán qué explicaciones dan los estudiantes actuales a estos hechos. Los resultados obtenidos parecen indicar que la mayoría de las interpretaciones de los estudiantes a los fenómenos electrostáticos indicados presentan ideas sobre la naturaleza eléctrica de la materia que difieren de la teoría Newtoniana y recuerdan a modelos explicativos prenewtonianos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.