CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE PRÁTICA DOCENTE E PESQUISA EM ENSINO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
formação de professores, ensino por investigação, professor-pesquisadorResumo
A formação inicial de professores tem sido muito discutida, sendo a prática reflexiva um ponto bastante enfatizado. Sob essa óptica, este trabalho tem como objetivo investigar as ideias dos estudantes de graduação de ciências biológicas sobre a prática docente e, através do ensino por investigação, perceber se e como a prática docente pode estar atrelada a pesquisaem ensino. Paraatender a esse objetivo, os estudantes responderam a um questionário aberto ao início e ao final da disciplina. Os dados revelaram que houve uma pequena mudança de opinião sobre o que seria uma boa aula e sobre a avaliação da eficácia de uma estratégia de ensino. A grande diferença encontrada no questionário pós-disciplina foi relacionada com a pesquisa em ensino, que passou a ser conhecida pelos seus métodos e objetivos, despertando algumas ideias nos estudantes, como a possibilidade do professor ser pesquisador de sua prática. Realizar uma pesquisa durante a disciplina propiciou um reconhecimento do estudante quanto ao papel da investigação no ensino e permitiu que esse conhecesse a atuação e prática de um professor. Além disso, pode-se concluir que a disciplina trouxe uma reflexão sobre a prática do docente para a sala de aula, possibilitando ao estudante uma visão mais crítica sobre tal tema.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.