ENSINANDO E INVESTIGANDO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Mapa Conceitual, Ensino de Ciências Naturais, Ensino Fundamental.Resumo
O estudo procurou responder questões pertinentes ao uso do Mapa Conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa dos conceitos científicos de Ciências Naturais, na sala de aula do Ensino Fundamental. Para responder tais questões e inserir o MC no cotidiano da sala de aula, adotamos a interdependência entre o processo de aprender, ensinar e investigar. Para assegurar essa relação triádica, delineamos uma intervenção/investigação com suporte teórico e metodológico na abordagem quantitativa e qualitativa. O ensinar e o aprender foram garantidos a partir de uma estratégia didática, capaz de compartilhar e negociar conceitos relevantes para a matéria de ensino, que permitissem os alunos avançar além dos seus conhecimentos prévios, garantindo os dados da investigação sobre os efeitos do MC na aprendizagem dos grupos investigados. O MC foi defendido como um recurso didático potencial para este nível de ensino e os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa que o sustenta. Ficou evidenciado o caráter processual recursivo inerente à aprendizagem significativa quanto se usa o MC como recurso didático na construção de conhecimentos científicos das Ciências Naturais, a ocorrência de aprendizagem dos grupos que utilizaram o MC e a sua convalidação em presença de alunos das séries finais do ensino fundamental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.