ENSINANDO E INVESTIGANDO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Felipa Silveir Pacífico Ribeiro de Assis Silveir FIG-UNIMESP (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo). ISE (Instituto Superior de Educação). Av. São Luiz, 315 – Vila Rosália, Guarulhos, SP.

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Mapa Conceitual, Ensino de Ciências Naturais, Ensino Fundamental.

Resumen

O estudo procurou responder questões pertinentes ao uso do Mapa Conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa dos conceitos científicos de Ciências Naturais, na sala de aula do Ensino Fundamental. Para responder tais questões e inserir o MC no cotidiano da sala de aula, adotamos a interdependência entre o processo de aprender, ensinar e investigar. Para assegurar essa relação triádica, delineamos uma intervenção/investigação com suporte teórico e metodológico na abordagem quantitativa e qualitativa. O ensinar e o aprender foram garantidos a partir de uma estratégia didática, capaz de compartilhar e negociar conceitos relevantes para a matéria de ensino, que permitissem os alunos avançar além dos seus conhecimentos prévios, garantindo os dados da investigação sobre os efeitos do MC na aprendizagem dos grupos investigados. O MC foi defendido como um recurso didático potencial para este nível de ensino e os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa que o sustenta. Ficou evidenciado o caráter processual recursivo inerente à aprendizagem significativa quanto se usa o MC como recurso didático na construção de conhecimentos científicos das Ciências Naturais, a ocorrência de aprendizagem dos grupos que utilizaram o MC e a sua convalidação em presença de alunos das séries finais do ensino fundamental.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

Silveir, F. . S. P. R. de A. (2014). ENSINANDO E INVESTIGANDO O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 19(3), 625–642. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/77