IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): PERCEÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
ciência, tecnologia, sociedade, estratégias de ensino, perceções, professores, Biologia.Resumo
Quando o que é necessário aprender muda rapidamente, especialmente no decurso de uma só geração, torna-se muito mais difícil saber o que deve ser ensinado e como deve ser ensinado. Atualmente, para muitos professores, é ainda difícil atribuir um papel mais relevante ao estudante dentro da sala de aula. Contudo, as numerosas diferenças socioculturais e cognitivas obrigam os professores a adotar metodologias que promovam o desenvolvimento das competências exigidas no currículo das ciências. Com este estudo pretendeu-se diagnosticar as dificuldades, as vantagens e as perceções que os professores de Biologia possuem sobre a conceção e implementação de estratégias Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em turmas do 12º ano do ensino secundário, em Portugal. Para desenvolver estes objetivos foram realizadas quatro entrevistas e, posteriormente efetuada uma análise de conteúdo, recorrendo ao software NVivo. Apesarde os professoressentirem algumas dificuldades na implementação de estratégias de cariz CTS, as vantagens encontradas pelos mesmos superam, claramente, as desvantagens. Entre as mais-valias da utilização deste tipo de estratégias encontram-se a motivação e o envolvimento dos estudantes. Estes dois aspectos acabam por também motivar os professores, o que contribui para que estes continuem a implementar e desenvolver estratégias de cariz CTS.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.