UMA PROPOSTA TEÓRICA-EXPERIMENTAL DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES NO ENSINO DE QUÍMICA, UTILIZANDO VARIAÇÕES DO TESTE DA ADULTERAÇÃO DA GASOLINA E CORANTES DE URUCUM

Autores

  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará – Programa de Biologia e Química
  • Dario Xavier Pires Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Departamento de Química

Palavras-chave:

interações intermoleculares, urucum, sequência didática, aprendizagem significativa.

Resumo

Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de propor uma sequência didática teórico-experimental, potencialmente significativa, abordando o tema Interações Intermoleculares. A sequência didática, foi desenvolvida com a participação de 44 alunos do terceiro ano do ensino, tendo a duração de 9 aulas de 50 minutos e foi permeada pelo referencial teórico de David Ausubel. Utilizamos como organizador prévio o teste para verificar o teor de álcool na gasolina, adaptando-o, ao longo dos experimentos, ao uso dos corantes extraídos das sementes de urucum amplamente utilizadas na região na qual essa pesquisa foi realizada. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários e observações das aulas. Ao final, 32 alunos apresentaram argumentos, evoluindo a cada etapa, tanto em participação, como na discussão em sala, evidenciando a evolução conceitual condizente com o processo de aprendizagem significativa.

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Publicado

2012-03-01

Como Citar

Pereira, A. de S., & Pires, D. X. (2012). UMA PROPOSTA TEÓRICA-EXPERIMENTAL DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE INTERAÇÕES INTERMOLECULARES NO ENSINO DE QUÍMICA, UTILIZANDO VARIAÇÕES DO TESTE DA ADULTERAÇÃO DA GASOLINA E CORANTES DE URUCUM. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(2), 385–413. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/799

Edição

Seção

Artigos