PESQUISA PARTICIPANTE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
ensino de ciências, ensino de matemática, educação ambiental crítica, pesquisa participanteResumo
Este trabalho tem por objetivo discutir o tema ambiental Água ligado ao cotidiano do aluno e transversalizado ao ensino de matemática. Os conteúdos de matemática foram introduzidos a partir de um contexto que tem a Água como tema gerador e, a realidade concreta dos alunos, como germinadora de situações-problema, promovendo-os assim a sujeitos e pesquisadores do processo ensino-aprendizagem junto ao professor. Baseada nos fundamentos filosóficos da pedagogia dePaulo Freireesta prática pedagógica, diferenciada da ‘bancária’, caracteriza a pesquisa como participante, sendo os dados aqui, fatos e falas que foram surgindo durante a prática, analisados de forma qualitativa. A pesquisa teve como cenário uma escola da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro, localizada na periferia do Complexo da Maré e foi trabalhada junto a alunos de uma turma de 9º ano. Os resultados apontam a prática adotada como facilitadora do aprendizado significativo dos conteúdos de matemática trabalhados, além de uma ampliação acerca do conceito de Água, promovida pela superação da consciência ingênua sobre o tema, em direção a um processo de conscientização, alicerçado por bases que integram aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.