PESQUISA PARTICIPANTE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Alexandre da Silva Cunha Escola Municipal Dilermando Cruz, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brasil
  • Rose Mary Latini Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, UFF Departamento de Físico-Química, Universidade Federal Fluminense, GFQ/UFF

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino de matemática, educação ambiental crítica, pesquisa participante

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o tema ambiental Água ligado ao cotidiano do aluno e transversalizado ao ensino de matemática. Os conteúdos de matemática foram introduzidos a partir de um contexto que tem a Água como tema gerador e, a realidade concreta dos alunos, como germinadora de situações-problema, promovendo-os assim a sujeitos e pesquisadores do processo ensino-aprendizagem junto ao professor. Baseada nos fundamentos filosóficos da pedagogia dePaulo Freireesta prática pedagógica, diferenciada da ‘bancária’, caracteriza a pesquisa como participante, sendo os dados aqui, fatos e falas que foram surgindo durante a prática, analisados de forma qualitativa. A pesquisa teve como cenário uma escola da rede pública de ensino da cidade do Rio de Janeiro, localizada na periferia do Complexo da Maré e foi trabalhada junto a alunos de uma turma de 9º ano. Os resultados apontam a prática adotada como facilitadora do aprendizado significativo dos conteúdos de matemática trabalhados, além de uma ampliação acerca do conceito de Água, promovida pela superação da consciência ingênua sobre o tema, em direção a um processo de conscientização, alicerçado por bases que integram aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Cunha, A. da S., & Latini, R. M. (2016). PESQUISA PARTICIPANTE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 323–341. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/82

Edição

Seção

Artigos