ETNOSABERES SOBRE PEIXES POR PESCADORES E PROFESSORES DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ

Autores

  • Poliana Barbosa da Riva Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Avenida Colombo 5720, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Ana Tiyomi Obara Doutora em Ecologia e Recursos Naturais, Professora do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Avenida Colombo 5720, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Harumi Irene Suzuki Doutora em Ecologia e Recursos Naturais, bióloga do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Avenida Colombo 5720, Maringá, Paraná, Brasil.

Palavras-chave:

educação básica, saber popular, pescadores, diálogo dos saberes

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar os saberes etnoictiológicos dos pescadores da região do alto rio Paraná, bem como analisar como os professores das escolas da região promovem o diálogo entre o saber popular e o científico com seus alunos. O saber popular dos pescadores sobre os peixes foi obtido mediante entrevistas pessoais. Foi desenvolvida, ainda, uma oficina pedagógica e aplicado questionário aos professores, visando identificar as concepções e práticas pedagógicas dos mesmos sobre o tema em questão. Os dados transcritos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os pescadores apresentam saberes etnoictiológicos da região, os quais devem ser considerados nos projetos de educação ambiental e gestão dos recursos naturais locais. Em relação aos professores, observou-se que estes possuíam limitações iniciais para se trabalhar o diálogo dos saberes em suas aulas, entretanto estas foram problematizadas e refletidas durante a oficina. 

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

da Riva, P. B., Obara, A. T., & Suzuki, H. I. (2016). ETNOSABERES SOBRE PEIXES POR PESCADORES E PROFESSORES DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 343–361. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/83

Edição

Seção

Artigos