SEGUINDO UMA LUPA EM UMA AULA DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
ensino de ciências, educação infantil, materialidade da cognição, teoria ator-redeResumo
Neste artigo procuramos seguir uma turma de crianças de cinco anos e sua professora na tarefa de investigar, por meio de uma lupa, materiais coletados no jardim, um tópico do currículo de ciências que emergiu de uma atividade conjunta das crianças e da professora. Utilizando o referencial teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede (Latour, 1993; 2005), examinamos os movimentos empreendidos pelos diversos actantes na construção de uma rede que oportunizou as crianças bem pequenas expandir suas formas de ver e sentir o mundo. Os dados foram coletados em uma turma de cinco anosde uma UnidadeMunicipal de Educação Infantil em Belo Horizonte, tendo como principal instrumento as gravações em vídeo. Estas gravações foram organizadas, transcritas e analisadas de forma a compreender o papel exercido pelo objeto lupa na conformação da rede sociomaterial, assim como elucidar as aprendizagens daí decorrentes. Os resultados nos permitiram perceber: (a) o engajamento das crianças; (b) o aprendizado de uma nova forma de ver o mundo; (c) o redimensionamento das identidades das crianças; (d) a chegada de novos elementos que mudaram os padrões da prática na educação infantil. Observamos, ainda, que o referencial teórico-metodológico da Teoria Ator-rede se mostrou um potente instrumento para a análise da complexidade da sala de aula para as crianças pequenas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.