FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Av. Pedro Anunciação, s/n - Vila Batista Caçapava do Sul/RS - CEP: 96570-000
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Faculdade de Educação Av. Paulo Gama. s/n Prédio 12201- Sala 0613 90046-900 Porto Alegre RS

Palavras-chave:

formação de professores, metodologia de resolução de problemas, aprendizagem em ciências.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a utilização da metodologia de resolução de problemas em cursos de formação de professoresde ciências. As situações-problema produzidas pelos professores nos contextos de formação inicial e continuada são categorizadas e analisadas. A metodologia utilizada envolveu a realização de revisão da literatura, a realização de cursos de formação de professores eanálise do conjunto de informações colhidas durante os cursos, assim como das situações-problema produzidas nesses contextos. Os resultados evidenciam aspectos da formação de professores para o trabalho com estratégias didáticas como o protagonismo e autoria do professor na elaboração dos problemas, a importância da fundamentação pedagógica, epistemológica, psicológica para elaboração de uma base conceitual mais estruturada e o fortalecimento dos saberes práticos do professor.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Goi, M. E. J., & dos Santos, F. M. T. (2016). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 431–450. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/87

Edição

Seção

Artigos