FUNÇÃO ESTÉTICA DOS SIGNOS ARTÍSTICOS PARA PROMOVER PROCESSOS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: uma aplicação durante o ensino do conceito de energia mecânica
Palavras-chave:
semiótica, discurso, física, ensino, função estéticaResumo
O trabalho investigou o uso de uma obra artística como recurso mediador para provocar e sustentar a participação discursiva de estudantes do ensino médio em sala de aula. Dado que a dimensão discursiva é elemento fundamental para um ensino de orientação construtivista, a ideia geral que orienta o trabalho procura fazer uso da função estética dos signos para potencializar a participação discursivade aprendizes. Com esseobjetivo em mente, o signo artístico notabilizado pelo quadro Queda d’Água do artista Maurits Cornelis Escher é empregado durante o ensino do conceito de física da conservação da energia mecânica. O estudo confronta duas metodologias de um professor que tenta promover a interatividade discursiva dos seus estudantes. Uma metodologia é norteada apenas por formulação de perguntas e outra emprega também um signo artístico junto com as perguntas. O trabalho mostra que o professor consegue efetivar com maior êxito a participação discursiva dos seus alunos quando aproveita o recurso didático do signo artístico em sala de aula do que quando emprega somente questionamentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.