FUNÇÃO ESTÉTICA DOS SIGNOS ARTÍSTICOS PARA PROMOVER PROCESSOS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: uma aplicação durante o ensino do conceito de energia mecânica

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.
  • Roberto Nardi Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, SP.
  • Andreia de Freitas Zômpero Universidade Norte do Paraná, Londrina, PR.

Palavras-chave:

semiótica, discurso, física, ensino, função estética

Resumo

O trabalho investigou o uso de uma obra artística como recurso mediador para provocar e sustentar a participação discursiva de estudantes do ensino médio em sala de aula. Dado que a dimensão discursiva é elemento fundamental para um ensino de orientação construtivista, a ideia geral que orienta o trabalho procura fazer uso da função estética dos signos para potencializar a participação discursivade aprendizes. Com esseobjetivo em mente, o signo artístico notabilizado pelo quadro Queda d’Água do artista Maurits Cornelis Escher é empregado durante o ensino do conceito de física da conservação da energia mecânica. O estudo confronta duas metodologias de um professor que tenta promover a interatividade discursiva dos seus estudantes. Uma metodologia é norteada apenas por formulação de perguntas e outra emprega também um signo artístico junto com as perguntas. O trabalho mostra que o professor consegue efetivar com maior êxito a participação discursiva dos seus alunos quando aproveita o recurso didático do signo artístico em sala de aula do que quando emprega somente questionamentos.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Laburú, C. E., Nardi, R., & Zômpero, A. de F. (2016). FUNÇÃO ESTÉTICA DOS SIGNOS ARTÍSTICOS PARA PROMOVER PROCESSOS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: uma aplicação durante o ensino do conceito de energia mecânica. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 451–463. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/88

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>