VISITAS GUIADAS AO MUSEU DA GEODIVERSIDADE PROMOVENDO A CULTURA CIENTÍFICA E MOTIVANDO ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO
Palavras-chave:
educação não formal, educação em museus, ensino de QuímicaResumo
Esse artigo abrange o planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas ao Museu da Geodiversidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por parte de alunos do ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. O principal referencial teórico segue o Modelo de Aprendizagem Contextual, levando em conta as especificidades da aprendizagem em museus. Os principais objetivos do trabalho são (i) estimular a curiosidade e o interesse dos alunos com relação às ciências em geral e, particularmente, à química contida nas peças em exposição; (ii) suprir, ao menos em parte, as carências dos estabelecimentos de ensino tais como falta de laboratórios e de recursos audiovisuais, reconhecidamente motivadores no processo ensino-aprendizagem; (iii) viabilizar o acesso ao patrimônio, à cultura e à educação em espaços não formais a uma parcela da população oriunda de regiões reconhecidamente carentes de tais espaços e (iv) estabelecer o Museu da Geodiversidade como um espaço não formal de educação. Questionários foram aplicados antes, durante e depois das visitas e serviram como instrumento de avaliação do procedimento adotado. Os resultados obtidos permitiram concluir que a dinâmica e o procedimento adotados nas visitas foram capazes de despertar a motivação e promover o interesse pela química e pela ciência em geral.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.