VISITAS GUIADAS AO MUSEU DA GEODIVERSIDADE PROMOVENDO A CULTURA CIENTÍFICA E MOTIVANDO ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO

Autores

  • Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Endereço: Cidade Universitária – Centro de Tecnologia, bloco A - sala 408, Rio de Janeiro, RJ – CEP 21949-900.
  • Cássia Curan Turci Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Endereço: Cidade Universitária – Centro de Tecnologia, bloco A - sala 408, Rio de Janeiro, RJ – CEP 21949-900.
  • Filipe Saraiva de Sá Silva Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Endereço: Cidade Universitária – Centro de Tecnologia, bloco A - sala 408, Rio de Janeiro, RJ – CEP 21949-900.
  • Luyne dos Santos Cordeiro Oliveira Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Endereço: Cidade Universitária – Centro de Tecnologia, bloco A - sala 408, Rio de Janeiro, RJ – CEP 21949-900.
  • Sabrina de Abreu e de Abreu Instituto de Química – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Endereço: Cidade Universitária – Centro de Tecnologia, bloco A - sala 408, Rio de Janeiro, RJ – CEP 21949-900.

Palavras-chave:

educação não formal, educação em museus, ensino de Química

Resumo

Esse artigo abrange o planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas ao Museu da Geodiversidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por parte de alunos do ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. O principal referencial teórico segue o Modelo de Aprendizagem Contextual, levando em conta as especificidades da aprendizagem em museus. Os principais objetivos do trabalho são (i) estimular a curiosidade e o interesse dos alunos com relação às ciências em geral e, particularmente, à química contida nas peças em exposição; (ii) suprir, ao menos em parte, as carências dos estabelecimentos de ensino tais como falta de laboratórios e de recursos audiovisuais, reconhecidamente motivadores no processo ensino-aprendizagem; (iii) viabilizar o acesso ao patrimônio, à cultura e à educação em espaços não formais a uma parcela da população oriunda de regiões reconhecidamente carentes de tais espaços e (iv) estabelecer o Museu da Geodiversidade como um espaço não formal de educação. Questionários foram aplicados antes, durante e depois das visitas e serviram como instrumento de avaliação do procedimento adotado. Os resultados obtidos permitiram concluir que a dinâmica e o procedimento adotados nas visitas foram capazes de despertar a motivação e promover o interesse pela química e pela ciência em geral.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

de Oliveira, G. C. da G., Turci, C. C., Silva, F. S. de S., Oliveira, L. dos S. C., & e de Abreu, S. de A. (2016). VISITAS GUIADAS AO MUSEU DA GEODIVERSIDADE PROMOVENDO A CULTURA CIENTÍFICA E MOTIVANDO ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 465–476. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/90

Edição

Seção

Artigos