APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
ambiente virtual de ensino, simulação dinâmica, mudança conceitualResumo
Neste trabalho é apresentada a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática que trabalhou os conceitos fundamentais de eletricidade, como a intensidade da corrente elétrica, a resistência elétrica e a associação de resistores na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A elaboração da sequência didática e das ferramentas de coleta de dados foi guiada pela Teoria da Aprendizagem Significativa e pelo Modelo de Mudança Conceitual. O material instrucional utilizado na sequência didática foi um Ambiente Virtual de Ensino (AVE), contendo assuntos relacionados aos circuitos elétricos simples. A metodologia utilizada teve natureza qualitativa e quantitativa, com utilização de grupos de controle (aulas tradicionais) e experimental (grupo que utilizou o AVE). A coleta de dados ocorreu em três etapas: entrevista clínica semiestruturada, teste dissertativo com imagens que representam os objetos reais dos circuitos elétricos simples e teste dissertativo com imagens dos circuitos representadas por símbolos utilizados na Física, antes e depois da aplicação da sequência didática proposta. Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, apontam uma diferença significativa dos pós - testes do grupo experimental em relação aos pós – testes do grupo controle, mostrando indícios de aprendizagem significativa pelo grupo que utilizou o AVE.Downloads
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