APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Eliéverson Guerchi Gonzales Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – UFMS CCET - Cidade Universitária - Campo Grande/MS – Brasil
  • Paulo Ricardo da Silva Rosa Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – UFMS CCET - Cidade Universitária - Campo Grande/MS – Brasil

Palavras-chave:

ambiente virtual de ensino, simulação dinâmica, mudança conceitual

Resumo

Neste trabalho é apresentada a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática que trabalhou os conceitos fundamentais de eletricidade, como a intensidade da corrente elétrica, a resistência elétrica e a associação de resistores na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A elaboração da sequência didática e das ferramentas de coleta de dados foi guiada pela Teoria da Aprendizagem Significativa e pelo Modelo de Mudança Conceitual. O material instrucional utilizado na sequência didática foi um Ambiente Virtual de Ensino (AVE), contendo assuntos relacionados aos circuitos elétricos simples. A metodologia utilizada teve natureza qualitativa e quantitativa, com utilização de grupos de controle (aulas tradicionais) e experimental (grupo que utilizou o AVE). A coleta de dados ocorreu em três etapas: entrevista clínica semiestruturada, teste dissertativo com imagens que representam os objetos reais dos circuitos elétricos simples e teste dissertativo com imagens dos circuitos representadas por símbolos utilizados na Física, antes e depois da aplicação da sequência didática proposta. Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, apontam uma diferença significativa dos pós - testes do grupo experimental em relação aos pós – testes do grupo controle, mostrando indícios de aprendizagem significativa pelo grupo que utilizou o AVE.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Gonzales, E. G., & Rosa, P. R. da S. (2016). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 477–504. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/91

Edição

Seção

Artigos