CARACTERIZAÇÃO ONTOLÓGICA DO CONCEITO DE FOTOSSÍNTESE E OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ONTOLÓGICOS RELACIONADOS COM O ENSINO DESTE CONCEITO

Autores

  • Luiz Fabio Dimov UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Rua da Consolação, 896 – Consolação – 01302-907 – São Paulo, SP – Brasil.
  • Magda Medhat Pechliye UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Rua da Consolação, 896 – Consolação – 01302-907 – São Paulo, SP – Brasil.
  • Rosangela Castro de Jesus UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Rua da Consolação, 896 – Consolação – 01302-907 – São Paulo, SP – Brasil.

Palavras-chave:

obstáculos epistemológicos, obstáculos ontológicos, ensino e aprendizagem de biologia, fotossíntese

Resumo

O presente artigo trata da caracterização ontológica do conceito de fotossíntese e de obstáculos epistemológicos e ontológicos presentes no ensino deste conceito. Consideramos que um indivíduo pode possuir diferentes maneiras de falar e pensar sobre determinado conceito e utilizá-las em diferentes contextos. Combase nas ideias relacionadas a perfil conceitual, analisamos dados obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência de atividades sobre o conceito de fotossíntese que valorizava o interacionismo. Neste estudo tivemos como objetivos: (I) propor a qual subcategoria ontológica de Processos o conceito fotossíntese pertence; e (II) identificar e analisar obstáculos epistemológicos e ontológicos presentes no processo de aprendizagem do conceito de fotossíntese. Para atingirmos nosso primeiro objetivo, caracterizamos o conceito de acordo com as propriedades do processo de Equilibração e concluímos que fotossíntese trata-se deste tipo de processo. Para contemplarmos nosso segundo objetivo, elaboramos e aplicamos uma sequência de atividade sobre fotossíntese. Esta atividade foi trabalhada por grupos de estudantes e foi gravada em áudio e vídeo. Após selecionarmos um grupo de cinco alunos, transcrevemos as interações discursivas e realizamos uma análise microgenética das influências mútuas destes indivíduos durante as atividades. Desta análise identificamos sete obstáculos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem deste conceito. No contexto de limpeza e renovação do ar identificamos quatro obstáculos. O primeiro é de caráter ontológico e diz respeito à atribuição de características de Eventos à Equilibração. Os outros três são de caráter epistemológico pragmático; da experiência primeira; e do conhecimento geral. No contexto dos gases envolvidos no processo de fotossíntese, discutimos um obstáculo epistemológico verbal e outro do conhecimento geral. O último obstáculo destacado tem como mote a importância da glicose nos seres vivos e também refere-se a um obstáculo epistemológico do conhecimento geral.

Downloads

Publicado

2016-06-04

Como Citar

Dimov, L. F., Pechliye, M. M., & de Jesus, R. C. (2016). CARACTERIZAÇÃO ONTOLÓGICA DO CONCEITO DE FOTOSSÍNTESE E OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ONTOLÓGICOS RELACIONADOS COM O ENSINO DESTE CONCEITO. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 7–28. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/92

Edição

Seção

Artigos