CARACTERIZAÇÃO ONTOLÓGICA DO CONCEITO DE FOTOSSÍNTESE E OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ONTOLÓGICOS RELACIONADOS COM O ENSINO DESTE CONCEITO
Palavras-chave:
obstáculos epistemológicos, obstáculos ontológicos, ensino e aprendizagem de biologia, fotossínteseResumo
O presente artigo trata da caracterização ontológica do conceito de fotossíntese e de obstáculos epistemológicos e ontológicos presentes no ensino deste conceito. Consideramos que um indivíduo pode possuir diferentes maneiras de falar e pensar sobre determinado conceito e utilizá-las em diferentes contextos. Combase nas ideias relacionadas a perfil conceitual, analisamos dados obtidos a partir do desenvolvimento de uma sequência de atividades sobre o conceito de fotossíntese que valorizava o interacionismo. Neste estudo tivemos como objetivos: (I) propor a qual subcategoria ontológica de Processos o conceito fotossíntese pertence; e (II) identificar e analisar obstáculos epistemológicos e ontológicos presentes no processo de aprendizagem do conceito de fotossíntese. Para atingirmos nosso primeiro objetivo, caracterizamos o conceito de acordo com as propriedades do processo de Equilibração e concluímos que fotossíntese trata-se deste tipo de processo. Para contemplarmos nosso segundo objetivo, elaboramos e aplicamos uma sequência de atividade sobre fotossíntese. Esta atividade foi trabalhada por grupos de estudantes e foi gravada em áudio e vídeo. Após selecionarmos um grupo de cinco alunos, transcrevemos as interações discursivas e realizamos uma análise microgenética das influências mútuas destes indivíduos durante as atividades. Desta análise identificamos sete obstáculos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem deste conceito. No contexto de limpeza e renovação do ar identificamos quatro obstáculos. O primeiro é de caráter ontológico e diz respeito à atribuição de características de Eventos à Equilibração. Os outros três são de caráter epistemológico pragmático; da experiência primeira; e do conhecimento geral. No contexto dos gases envolvidos no processo de fotossíntese, discutimos um obstáculo epistemológico verbal e outro do conhecimento geral. O último obstáculo destacado tem como mote a importância da glicose nos seres vivos e também refere-se a um obstáculo epistemológico do conhecimento geral.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.