OS PROCESSOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Palavras-chave:
contextualização, abordagem temática, formação inicial, ensino de Física, ensino de ciências.Resumo
A contextualização dos conteúdos escolares tem sido vista como uma possibilidade de facilitar o aprendizado dos alunos, sobretudo ao tornar o processo educativo mais significativo para os estudantes. Contudo, não há um consenso sobre o significado e as formas de implementar processos dessa natureza. Na área de ensino de ciências, em particular, aponta-se para a possibilidade de contextualizar os conteúdos escolares a partir do desenvolvimento de projetos temáticos. Importante mencionar que a elaboração e execução de projetos temáticos apresentam aos professores uma série de dificuldades. A experiência que temos com formação inicial e continuada de professores de Física nos permite indicar que um dos importantes obstáculos para realizar projetos temáticos está, justamente, nas dificuldades existentes em compreender e executar trabalhos educativos contextualizados. A partir dessas orientações, elaboramos um projeto investigativo com o objetivo de analisar as compreensões que os professores de Física em formação inicial possuem sobre os processos de contextualização. Os dados dessa investigação foram coletados durante o desenvolvimento de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá. Destaca-se que, nessa disciplina, é solicitado aos licenciandos a elaboração de três versões de um projeto temático. Para análise dos dados optamos por realizar o procedimento da Análise de Conteúdo Temática ou Categorial. Nossa investigação indica que os futuros professores de Física apropriam-se dos discursos do ideário educativo ao longo do curso. Todavia, há uma série de obstáculos que os mesmos enfrentam na tentativa de compreender e efetivar propostas educativas contextualizadas e estas estão relacionadas às vivências de processos educativos dessa natureza ao longo da formação na educação básica e no curso de licenciatura. Assevera-se que é imprescindível que atividades educativas contextualizadas sejam vivenciadas pelos licenciandos ao longo do processo formativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.