OS PROCESSOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Cristina Cândida de Macedo Universidade Federal de Itajubá Instituto de Física e Química Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, Itajubá – MG
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá Instituto de Física e Química Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, Itajubá – MG

Palavras-chave:

contextualização, abordagem temática, formação inicial, ensino de Física, ensino de ciências.

Resumo

A contextualização dos conteúdos escolares tem sido vista como uma possibilidade de facilitar o aprendizado dos alunos, sobretudo ao tornar o processo educativo mais significativo para os estudantes. Contudo, não há um consenso sobre o significado e as formas de implementar processos dessa natureza. Na área de ensino de ciências, em particular, aponta-se para a possibilidade de contextualizar os conteúdos escolares a partir do desenvolvimento de projetos temáticos. Importante mencionar que a elaboração e execução de projetos temáticos apresentam aos professores uma série de dificuldades. A experiência que temos com formação inicial e continuada de professores de Física nos permite indicar que um dos importantes obstáculos para realizar projetos temáticos está, justamente, nas dificuldades existentes em compreender e executar trabalhos educativos contextualizados. A partir dessas orientações, elaboramos um projeto investigativo com o objetivo de analisar as compreensões que os professores de Física em formação inicial possuem sobre os processos de contextualização. Os dados dessa investigação foram coletados durante o desenvolvimento de uma disciplina de um curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá. Destaca-se que, nessa disciplina, é solicitado aos licenciandos a elaboração de três versões de um projeto temático. Para análise dos dados optamos por realizar o procedimento da Análise de Conteúdo Temática ou Categorial. Nossa investigação indica que os futuros professores de Física apropriam-se dos discursos do ideário educativo ao longo do curso. Todavia, há uma série de obstáculos que os mesmos enfrentam na tentativa de compreender e efetivar propostas educativas contextualizadas e estas estão relacionadas às vivências de processos educativos dessa natureza ao longo da formação na educação básica e no curso de licenciatura. Assevera-se que é imprescindível que atividades educativas contextualizadas sejam vivenciadas pelos licenciandos ao longo do processo formativo. 

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

de Macedo, C. C., & Silva, L. F. (2016). OS PROCESSOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 55–75. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/95

Edição

Seção

Artigos