OS FORMADORES DE PROFESSORES E O DESAFIO EM POTENCIALIZAR O ENSINO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS COM A INCORPORAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores

  • Liliane da Silva Coelho Jacon Universidade Federal de Rondônia – UNIR BR 364 Km 9,5 – Porto Velho - RO
  • Ana Carolina Garcia de Oliveira Universidade Federal de Rondônia – UNIR BR 364 Km 9,5 – Porto Velho - RO
  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Marti Universidade Federal de Rondônia – UNIR BR 364 Km 9,5 – Porto Velho - RO
  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal do Mato Grosso Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 Cuiabá MT

Palavras-chave:

formação de formadores de professores, aprendizagem móvel, dispositivos movies.

Resumo

A literatura acadêmica aponta que grande parte dos professores formadores não teve a oportunidade de se habilitar para a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática de sala de aula. Muitos autores afirmam que para incorporar as TICs de forma pedagógica e que resultem em verdadeira modificação no processo de ensino-aprendizagem é preciso repensar os currículos das licenciaturas, identificando e transformando as práticas dos formadores na preparação dos futuros docentes. Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que se desenvolve no doutorado e que tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional contínuo de formadores de professores na área de ciências químicas e informática, propiciando uma prática pedagógica para além do contexto formal físico e presencial. Este trabalho trata de uma pesquisa exploratória desenvolvida através de cooperação, colaboração e principalmente, de forma dialogada, por duas formadoras que elaboraram um estudo dirigido para ser utilizado em dispositivos móveis, com o objetivo de potencializar o ensino de conhecimentos químicos com emprego da mobilidade junto aos professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Apesar da grande expectativa de emprego desta tecnologia na área educacional, a pesquisa foi realizada em caráter voluntário, pois apenas alguns poucos acadêmicos tiveram acesso aos dispositivos móveis e também, com plataforma de trabalho compatível a utilizada neste trabalho. A pesquisa apresenta que a aprendizagem com mobilidade aumenta o interesse, a motivação e principalmente, a curiosidade dos acadêmicos em  aprender de uma maneira diferente, mas, as limitações técnicas e sociais dos acadêmicos ainda são um grande problema a ser resolvido.

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

Jacon, L. da S. C., de Oliveira, A. C. G., Marti, E. A. L. de M., & de Mello, I. C. (2016). OS FORMADORES DE PROFESSORES E O DESAFIO EM POTENCIALIZAR O ENSINO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS COM A INCORPORAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 77–89. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/96

Edição

Seção

Artigos