SABERES DOCENTES: UM OLHAR PARA UMA DIMENSÃO NÃO EXIGIDA NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Elizeu Pinheiro da Cruz Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI, Dpto. de Ciências Humanas Avenida Contorno s/n, Bairro São José, CEP 46400000, Caetité, BA - Brasil
  • Marco A. L. Barzano Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Departamento de Educação BR 116, Km 03, Campus Universitário, Feira de Santana - BA CEP: 44031-460

Palavras-chave:

Ciências Biológicas, Formação de professores universitários, Narrativas Autobiográficas, Saberes docentes

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo acerca de trajetórias de vida e formação de professores-pesquisadores de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Imbricamo-nospor duas narrativas autobiográficas para entender os processos de elaboração/apropriação dos saberes docentes a partir de suas experiências de formação e trabalho, pois estávamos interessados em compreender a formação pedagógica (ausente ou presente) na vida destes professores que tiveram trajetórias formativas em quatro campos disciplinares das Ciências Biológicas, e que, hoje, atuam no ensino universitário formando o professor de Ciências e Biologia. Adotamos o Método Autobiográfico para olhar estas trajetórias, que se desdobram em categorias de análises que apontam pistas de como têm sido a formação e a atuação do professor universitário e sua atuação no ensino na universidade. Analisamos o corpus documental com a técnica de análise de conteúdo e apresentamos aqui quatro categorias estabelecidas a priori, a saber: (i) saberes da formação profissional; (ii) saberes disciplinares; (iii) saberes curriculares; e (iv) saberes experienciais. Identificamos ausência dos saberes docentes na trajetória de formação inicial dos dois pesquisadores e a necessidade desses saberes para atuarem no ensino universitário. 

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

da Cruz, E. P., & Barzano, M. A. L. (2016). SABERES DOCENTES: UM OLHAR PARA UMA DIMENSÃO NÃO EXIGIDA NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(1), 117–139. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/99

Edição

Seção

Artigos