SABERES DOCENTES: UM OLHAR PARA UMA DIMENSÃO NÃO EXIGIDA NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Ciências Biológicas, Formação de professores universitários, Narrativas Autobiográficas, Saberes docentesResumo
Este artigo é resultado de um estudo acerca de trajetórias de vida e formação de professores-pesquisadores de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Imbricamo-nospor duas narrativas autobiográficas para entender os processos de elaboração/apropriação dos saberes docentes a partir de suas experiências de formação e trabalho, pois estávamos interessados em compreender a formação pedagógica (ausente ou presente) na vida destes professores que tiveram trajetórias formativas em quatro campos disciplinares das Ciências Biológicas, e que, hoje, atuam no ensino universitário formando o professor de Ciências e Biologia. Adotamos o Método Autobiográfico para olhar estas trajetórias, que se desdobram em categorias de análises que apontam pistas de como têm sido a formação e a atuação do professor universitário e sua atuação no ensino na universidade. Analisamos o corpus documental com a técnica de análise de conteúdo e apresentamos aqui quatro categorias estabelecidas a priori, a saber: (i) saberes da formação profissional; (ii) saberes disciplinares; (iii) saberes curriculares; e (iv) saberes experienciais. Identificamos ausência dos saberes docentes na trajetória de formação inicial dos dois pesquisadores e a necessidade desses saberes para atuarem no ensino universitário.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.