A RELAÇÃO COM O SABER E O ENSINO DE QUÍMICA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA ANALISAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE DE SALA DE AULA

Autores

  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latina-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p01

Palavras-chave:

Saber, Relação com o saber, Aprendizagem, Caso investigativo

Resumo

Este trabalho discute a possibilidade de utilizar da noção da relação com o saber de Bernard Charlot para identificar elementos que permitem verificar o processo de aprendizagem Química de estudantes de nível superior. Para esta análise, considera-se a transposição de sete elementos que ao mesmo tempo podem conduzir ou bloquear a apropriação conceitual: atividade intelectual, mobilização, normatividade, professor questionador/mobilizador, rede de significados, relação de saber e sujeito. Apoiando-se em tais elementos, analisaram-se narrativas feitas por quatorze estudantes do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi com a proposta de uma atividade envolvendo a resolução de caso investigativo. Os resultados apontam que a noção da relação com o saber se configura como mais uma alternativa para o Ensino de Ciências de analisar o processo de aprendizagem. Isso porque permite avaliar todas as etapas/caminhos do desenvolvimento singular de cada sujeito (o processo) até a eficácia do produto final, desvelando para o professor os pontos que necessitarão de mais relações de saber para intensificar a mobilização dos sujeitos na atividade e na aprendizagem.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Francisco, W. (2019). A RELAÇÃO COM O SABER E O ENSINO DE QUÍMICA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA ANALISAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADE DE SALA DE AULA. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(1), 01–21. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p01

Edição

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Artigos