INTERAÇÕES DOCENTES E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL
Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, tipos de interlocução, aprendizagem docente, geometria do táxiResumo
O uso das tecnologias da informação e comunicação traz novas formas de envolvimento e motivação dos indivíduos. Essas tecnologias têm sido um importante veículo para compartilhar informações e constituir comunidades variadas. Em razão disso, tornam-se necessárias análises da aprendizagem em ambientes virtuais. O objetivo principal do artigo está focado na análise de interações docentes no ambiente Virtual Math Team (VMT-Chat) em um problema da geometria do táxi. Estudamos a aprendizagem através das diferentes formas de participação dos indivíduos no ambiente. Os resultados mostram que a identificação dos diferentes tipos de interlocução (avaliativa, interpretativa, informativa ou negociativa) possibilita ao professor a criação de estratégias para contribuir com a continuidade do debate e para promover o desenvolvimento das ideias matemáticas emergentes nas interlocuções. A análise também ilustra como os docentes interagiram online, com uso da análise combinatória, sobre a métrica na geometria do táxi.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.