UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES E DO CONTEÚDO ABORDADO EM ITENS DE GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): IMPLICAÇÕES CURRICULARES

Autores

  • Débora Cristina Cestaro Universidade Federal do Paraná.
  • Maurício Urban Kleinke Universidade Estadual de Campinas
  • Lupe Furtado Alle Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p503

Palavras-chave:

, Item de avaliação, Ensino-aprendizagem, Ciências da Natureza, Objetos do conhecimento, BNCC

Resumo

Nas últimas décadas, a Genética e a Biologia Evolutiva se tornaram áreas promissoras e intrigantes para a sociedade. No entanto, apesar de seus conceitos passarem a ser considerados importantes na formação de cidadãos críticos e com responsabilidade social, professores e estudantes continuam a relatar dificuldades ao longo do processo de ensino-aprendizagem nessas áreas. Visando compreender e mensurar as dificuldades existentes por parte dos estudantes brasileiros, foi realizada uma pesquisa de natureza documental, de abordagem quanti-qualitativa, por meio da qual foram analisados o desempenho dos participantes e o conteúdo dos itens das provas regulares de Ciências da Natureza, referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 a 2016. Os resultados obtidos permitiram elencar fatores e objetos do conhecimento relacionados ao menor rendimento dos participantes em itens de Genética e Biologia Evolutiva, quando comparado às demais áreas da Biologia e das Ciências da Natureza. Assim, evidenciando a necessidade de mudanças no ensino-aprendizagem para uma aprendizagem significativa da Genética e da Biologia Evolutiva, bem como identificando aspectos a serem considerados durante a elaboração de itens avaliativos, tais como a construção de alternativas equilibradas entre si, o uso da linguagem científica e a apresentação do problema de forma objetiva e clara, por meio de contextualização adequada. Ao longo desse trabalho são incentivadas reflexões acerca do currículo escolar de Ciências e Biologia e proposta a abordagem de conceitos básicos da Genética e da Biologia Evolutiva, de forma gradativa e coerente com o desenvolvimento dos estudantes e as habilidades da BNCC, desde o Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Débora Cristina Cestaro, Universidade Federal do Paraná.

Mestra em Ensino de Ciências (UTFPR) e Doutoranda em Genética. Laboratório de Educação Científica - Departamento de Genética na Universidade Federal do Paraná.

Maurício Urban Kleinke, Universidade Estadual de Campinas

Grupo de Ensino e Avaliação - Departamento de Física Aplicada, no Instituto de Física da Unicamp.

Lupe Furtado Alle, Universidade Federal do Paraná.

Laboratório de Educação Científica e Laboratório de Polimorfismos e Ligação. Departamento de Genética - Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Cestaro, D. C., Kleinke, M. U., & Alle, L. F. (2020). UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES E DO CONTEÚDO ABORDADO EM ITENS DE GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): IMPLICAÇÕES CURRICULARES. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 503–536. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p503

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Artigos