ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): ASSERÇÕES PRAXIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p308

Palavras-chave:

Atividade Experimental Problematizada, Aprendizagem Significativa, Comunidades de Investigação, Ensino de Ciências

Resumo

Com foco nas perspectivas praxiológica e pedagógica, foram demarcadas contribuições, a partir da abordagem denominada Atividade Experimental Problematizada (AEP) a processos de ensino de ciências, visando à aprendizagem significativa e ao desenvolvimento de pensamentos de ordem superior (crítico, criativo e curioso) em comunidades investigativas de estudantes. A partir da fundamentação e caracterização de ilustração em tema da física, verifica-se na AEP condições satisfatórias para abordar didaticamente conteúdos científicos a partir de problemáticas motivadoras, além de possibilitar reflexões acerca da natureza da ciência e de sua empiria e abstrações. Ao abranger articuladores e momentos próprios, a AEP corresponde a uma sistematização de ensino investigativo, voltada à aprendizagem significativa, autônoma, permeada por habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação e tradução, e a uma concepção sócio-histórica e cultural da ciência. Por fim, a metodologia busca engendrar condições de existência e de avaliação de processos educacionais que subsidiem tal práxis, mediando a alfabetização científica e o desenvolvimento crítico.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

Ferreira, M., Silva, A. L. S. da, Silva Filho, O. L. da, & Portugal, K. O. (2022). ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): ASSERÇÕES PRAXIOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(1), 308–322. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p308

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Artigos