DOCÊNCIA, VIDA E TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p116

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino de Biologia, Saberes docentes.

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação de mestrado sobre os trajetos de vida e formação de professores de Biologia que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM desenvolvida na modalidade integrada, o Ensino Médio Integrado – EMI, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no estado do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, objetivamos compreender os processos pelos quais se constituem os saberes que nutrem a ação profissional de seis docentes de Biologia da EPTNM. Tendo como base os pressupostos da pesquisa qualitativa descritos por Triviños (1987), o percurso metodológico desta investigação se fundamentou nas narrativas de vida e formação e nas entrevistas semiestruturadas como fonte do corpus documental, o qual foi submetido aos procedimentos da Análise de Conteúdo conforme Bardin (1977). Os resultados evidenciam que os saberes dos professores de Biologia da EPTNM florescem no decorrer de seus trajetos formativos, abrangendo as diversas dimensões de suas vivências pessoais e profissionais e, dessa forma, instituindo seus diversos modos de pensar e viver a docência.

Biografia do Autor

Willian da Silva Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - Câmpus Alegrete (URCAMP); Especialista em Docência na EPT e acadêmico do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFarroupilha; Docente de Biologia da Rede Pública Municipal de Alegrete-RS.

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFSM; Docente do IFFarroupilha. Coord. do MAGMA – Grupo de Estudos e Pesquisas e Formação Inicial e Continuada de Professores https://magma872.webnode.com/.

Neiva Maria Frizon Auler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela UNISC, Mestra em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC e Doutora em Agronomia pela UFSM. Docente do IFFarroupilha.

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Publicado

2022-09-10

Como Citar

Medeiros, W. da S., Brancher, V. R., & Auler, N. M. F. (2022). DOCÊNCIA, VIDA E TRABALHO: UM OLHAR SOBRE A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 27(2), 116–132. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p116

Edição

Seção

Artigos