DECISÕES ENVOLVIDAS NA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTEXTUALIZADO SOBRE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA

Autores

  • Nathália Helena Azevedo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências Universidade de São Paulo Rua do Matão, trav. 14, n. 101, Cidade Universitária - São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2075-9121
  • Daniela Lopes Scarpa Instituto de Biociências Universidade de São Paulo Rua do Matão, trav. 14, n. 101, Cidade Universitária - São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7720-7611

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p57

Palavras-chave:

Alfa de Cronbach, concepções, elaboração de questionário, natureza da ciência, práticas metodológicas.

Resumo

Dada a importância que as concepções de Natureza da Ciência (NdC) têm recebido nas pesquisas da área de Ensino de Ciências, relatamos o processo de elaboração de um instrumento para investigar as concepções de NdC de estudantes de Biologia. Propomos orientações e princípios que podem contribuir em pesquisas que objetivam levantar concepções de NdC. O questionário Visões de Estudantes sobre a Natureza da Ciência por meio da Contextualização em Ecologia (VENCCE) é composto por cinco situações contextualizadas que têm a Ecologia como tema e modelo de estudo para a compreensão das concepções de NdC. Cada situação é acompanhada de afirmações a serem assinaladas conforme o grau de concordância do respondente. O VENCCE fornece um índice que indica o quão informada é a visão de ciência dos respondentes. A confiabilidade do VENCCE foi considerada adequada conforme o Alfa de Cronbach estimado após uma aplicação com 691 estudantes de graduação. Apresentamos aqui o VENCCE na íntegra e discutimos as implicações de utilizar questionários contextualizados. Procuramos ainda justificar nossas decisões epistemológicas e metodológicas a fim de fomentar a reflexão e auxiliar na tomada de decisão de outros trabalhos. Ao expor nossas decisões de pesquisa procuramos generalizá-las para que a metodologia empregada por nós possa ser expandida e replicada durante a elaboração de outros instrumentos de pesquisa em geral. Organizamos nosso percurso na forma de um diagrama de perguntas, que podem ser consideradas para a criação de novos questionários de forma explícita e crítica.

Referências

Abd-El-Khalick, F. (2012). Examining the Sources for our Understandings about Science: Enduring conflations and critical issues in research on nature of science in science education. International Journal of Science Education, 34(3), 353-374. DOI:10.1080/09500693.2011.629013

Abd-El-Khalick, F. (2014). The Evolving Landscape Related to Assessment of Nature of Science. In Abell, S. K., Lederman, N. G. (Orgs.), Handbook of research on science education, vol II, (pp.621-650). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Abd-El-Khalick, F., & Lederman, N. G. (2000). Improving science teachers’ conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, 22(7), 665-701. DOI:10.1080/09500690050044044

Aflalo, E. (2014). Advancing the perceptions of the nature of science (NOS): integrating teaching the NOS in a science content course. Research in Science & Technological Education, 32(3), 298-317. DOI:10.1080/02635143.2014.944492

Aikenhead, G. S. (1973). The measurement of High School students’ knowledge about science and scientists. Science Education, 57(4), 539-549. DOI:10.1002/sce.3730570417

Aikenhead, G. S., & Ryan, A. G. (1992). The Development of a New Instrument: “Views on Science- Technology-Society” (VOSTS). Science Education, 76(5), 477-491. DOI:10.1002/sce.3730760503

Ajaja, P. O. (2012). Senior Secondary School Science Teachers in Delta and Edo States Conceptualization about the Nature of Science. International Education Studies, 5(3), 67-85. DOI:10.5539/ies.v5n3p67

Allchin, D. (2011). Evaluating knowledge of the Nature of (Whole) Science. Science Education, 95(3), 518-542. DOI:10.1002/sce.20432

Allchin, D. (2013). Teaching the Nature of Science: Perspectives & Resources. Saint Paul, USA: SHiPS Education Press.

Allchin, D. (2015). Correcting the ‘Self-correcting" Mythos of Science. Filosofia e História da Biologia, 10(1), 19–35.

Alters, B. J. (1997). Whose Nature of Science? Journal of Research in Science Teaching, 34(1), 39-55. DOI: 10.1002/(SICI)1098-2736(199701)34:1<39::AID-TEA4>3.0.CO;2-P

Alves, R. (2013). Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras (18a ed.). São Paulo: Edições Loyola.

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70.

Bayir, E., Cakici, Y., & Ertas, O. (2014). Exploring Natural and Social Scientists’ Views of Nature of Science. International Journal of Science Education, 36(8), 1286-1312. DOI:10.1080/09500693.2013.860496

Bell, R. L., & Lederman, N. G. (2003). Understanding of the nature of science and decision making on science and technology based issues. Science Education, 87(3), 352–377. DOI:10.1002/sce.10063

Blackburn, S. (1997). Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Borda, E. J., Burgess, D. J., Plog, C. J., Dekalb, N. C., & Luce, M. M. (2009). Concept maps as tools for assessing students’ epistemologies of science. Electronic Journal of Science Education, 13(2), 160-185.

Chaui, M. (2005). Convite à filosofia (13a ed.). São Paulo: Ática.

Chalmers, A. F. (1981) O que é ciência, afinal? (2a ed.) São Paulo: Editora Brasiliense.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6a ed.). New York: Routledge.

Cofré, H., Vergara, C., Lederman, N. G., Lederman, J. S., Santibáñez, D., Jiménez, J., & Yancovic, M. (2014). Improving Chilean In-service Elementary Teachers’ Understanding of Nature of Science Using Self-contained NOS and ContentEmbedded Mini-Courses. Journal of Science Teacher Education, 25(7), 759-783. DOI:10.1007/s10972-014-9399-7

Collins, S., Osborne, J., Ratcliffe, M., Millar, R., Duschl, R. (2003). What ‘ideas-about-science’ should be taught in school science? A Delphi study of the expert community. Journal of Research in Science Teaching, 40(7), 692-720. DOI:10.1002/tea.10105

Cronbach, J. L. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16(3), 297-334. DOI:10.1007/BF02310555

Cronbach, J. L. (2004). My current t procedures. Educational and Psychological Measurement, 64(3), 391-418.

DiGiuseppe, M. (2014). Representing Nature of Science in a Science Textbook: Exploring author-editor-publisher interactions. International Journal of Science Education, 36(7), 1061-1082. DOI:10.1080/09500693.2013.840405

Dogan, N., & Abd-El-Khalick, F. (2008). Turkish grade 10 students' and science teachers' conceptions of nature of science: A national study. Journal of Research in Science Teaching, 45(10), 1083-1112. DOI:10.1002/tea.20243/

Duschl, R. (1985). Science education and philosophy of science: twenty-five years of mutually exclusive development. School Science and Mathematics, 85(7), 541-555. DOI:10.1111/j.1949-8594.1985.tb09662.x

Ferreira, J. M. H. (2009). Contribuições da história das (pseudo) ciências para a abordagem da Natureza da Ciência: um estudo de caso. In VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências – SC. Florianópolis, SC.

Feyerabend, P. (1989). Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Gewandsznajder, F. (1989). O que é o método científico. São Paulo: Pioneira.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas S. A.

Gil-Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125-153. DOI:10.1590/S1516-7313200100020000

Gliem, J. A., & Gliem, R. R. (2003). Calculating, interpreting and reporting Cronbach’s alpha reliability coefficient for Likert-type scales. In Midwest Research to Practice Conference in Adult, Continuing, and Community Education. Ohio, USA.

Hacieminoglu, E., Ertepinar, H., & Yilmaz-Tuzun, O. (2012). Pre-Service Science Teachers Perceptions And Practices Related To History Of Science Instructions. International Journal on New Trends in Education and Their Implications, 3(3), 53-59.

Harres, J. B. S. (1999). Uma revisão de pesquisas nas concepções de professores sobre a natureza da ciência e suas implicações para o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, 4(3),197-211.

Hesse, M. B. (1954). Science and the Human Imagination. Londres: SCM Press.

Hora, H. R. M., Monteiro, G. T. R., & Arica, J. (2010). Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, 11(2), 85-103.

Irzik, G., & Nola, R. (2011). A family resemblance approach to the Nature of Science for science education. Science & Education, 20(7–8), 591-607. DOI:10.1007/s11191-010-9293-4

Jenkins, E. W. (1997). Scientific and technological literacy for citizenship: What can we learn from the research and other evidence. In Sjoberg, S., & Kallerud, E. (Orgs.). Science, technology and citizenship: The public understanding of science and technology in science education and research policy, (pp. 29–50). Oslo: Norwegian Institute for Studies in Research and Higher Education.

Kanji, G. K. (2006). 100 Statistical Tests (3a ed.). Londres: Sage Publications.

Khishfe, S., Alshaya, F. S., BouJaoude, S., Mansour, N., & Alrudiyan, K. I. (2017). Students’ understandings of nature of science and their arguments in the context of four socio-scientific issues. International Journal of Science Education, 39(3), 299-334. DOI:10.1080/09500693.2017.1280741

Kline, R. B. (2005). Principles and Practice of Structural Equation Modeling. (2a ed.). New York, London: The Guilford Press.

Kneller, G. F. (1980). A ciência como atividade humana. São Paulo: Zahar; Edusp.

Koulaidis, V., & Ogborn, J. (1995). Science teachers’ philosophical assumptions: How well do we understand them? International Journal of Science Education, 17(3), 273­283. DOI:10.1080/0950069950170301

Kuhn, T. (1978). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

Latour, B. (2001). A esperança de Pandora: ensaio sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC.

Lawton, J. H. (1999). Are there general laws in ecology? Oikos, 84(2), 177-192.

Leach, J., Millar, R., Ryder, J., & Sére, M. G. (2000). Epistemological understanding in science learning: The consistency of representations across contexts. Learning and Instruction, 10(6), 497-527. DOI:10.1016/S0959-4752(00)00013-X

Lecky, P. (1969). Self-Consistency: A Theory of Personality. Garden City: Doubleday. In Alves, R. (2003). Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras. (18a. ed.) São Paulo: Edições Loyola.

Lederman, N. G. (1992). Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, 29(4), 331-359. DOI:10.1002/tea.3660290404

Lederman, N. G. (2007). Nature of Science: Past, Present and Future. In Abell, S. K., & Lederman, N. G. (Orgs.). Handbook of research on science education (pp.831-880). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Lederman, N. G., Abd-El-Khalick, F., Bell, R., & Schwartz, R. S. (2002). Views of Nature of Science questionnaire: toward valid and meaningful assessment of learners’ conceptions of Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, 39(6), 497-521. DOI:10.1002/tea.10034

Lederman, N. G., & Lederman, J. S. (2014). Research on Teaching and Learning of Nature of Science. In Abell, S. K., & Lederman, N. G. (Orgs.). Handbook of research on science education (pp. 600-620). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Lederman, N. G., & O’malley. (1990). Student’s perceptions of tentativeness in science: development, use and sources of change. Science Education, 74(2), 225-239. DOI:10.1002/sce.3730740207

Liang, L. L., Chen, S., Chen, X., Kaya, O. N., Adams, A. D., Macklin, M., & Ebenezer, J. (2006). Student understanding of science and scientific inquiry (SUSSI): Revision and further validation of an assessment instrument. In The annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching, San Francisco, CA.

Likert, R. (1932). A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, 140, 1-55. DOI:10.12691/ajphr-3-3-7

Manassero, M. A., & Vázquez, A. A. (2001). Instrumentos y métodos para la evaluación de las actitudes relacionadas con la ciencia, la tecnología y la sociedad. Enseñanza de las Ciencias, 1(20),15-27.

Maroco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas. Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90.

Matthews, M. R. (1992). History, philosophy and science teaching: the present reapprochement. Science & Education, 1(1), 11-48.

Matthews, M. R. (1994). Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge.

Mayr, E. (2004). What makes biology unique? Considerations on the autonomy of a scientific discipline, Cambridge: Cambridge University Press.

McComas, W. F. (2008). Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science. Science Education, 17(2), 249-263. DOI:10.1007/BF00430208

McComas, W. F., Clough, M., & Almazora, H. (1998). The Nature of Science in Science Education: an introduction. Science & Education, 7(6), 511- 532. DOI:10.1023/A:1008642510402

McComas, W. F., & Olson, J. K. (1998). The nature of science in international science education standards documents. In McComas, W. F. (Org.). The nature of science in science education: Rationales and strategies, (pp. 41–52). Dordrecht, The Netherlands: Kluwer.

McIntosh, R. P. (1987). Pluralism in ecology. Annual Review of Ecology and Systematics, 18, 321-341.

Monk, M., & Osborne, J. (1997). Placing the history and philosophy of science on the curriculum: a model for the development of pedagogy. Science Education, 81(4), 405-424. DOI:10.1002/(SICI)1098-237X(199707)81:4<405::AID-SCE3>3.0.CO;2-G

Moss, D. M., Abrams, E. D., Robb, J. (2001). Examining Student Conceptions of the Nature of Science. International Journal of Science Education, 23(8), 771-790. DOI:10.1080/09500690010016030

Murray, B. G. (1992). Research methods in physics and biology. Oikos, 64(3), 594–596

.

Murray, B. G. (2001). Are ecological and evolutionary theories scientific? Biological Reviews, 76(2), 255-289. DOI:10.1017/S146479310100567X

Myrdal, G. (1969). Objectivity in Social Research. Nova York: Random House.

Nagel, E. (1974). La estructura de la ciencia. Buenos Aires: Paidos.

Neumann, I., Neumann, K., & Nehm, R. (2011). Evaluating Instrument Quality in science Education: Rasch?based analyses of a Nature of Science test. International Journal of Science Education, 33(10), 1373-1405. DOI:10.1080/09500693.2010.511297

Nussbaum, J. (1989). Classroom conceptual change: philosophical perspectives. International Journal of Science Education, 11, 530-540. DOI:10.1080/0950069890110505

Osborne, J., Collins, S., Ratcliffe, M., Millar, R., Duschl, R. (2003). What “ideas-about-science” should be taught in school science? A Delphi study of the expert community. Journal of Research in Science Teaching, 40(7), 692-720. DOI:10.1002/tea.10105

Oviedo, H. C., Campo-Arias, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(4), 572-580.

Paraskevopoulou, E., & Koliopoulos, D. (2011). Teaching the Nature of Science through the Millikan - Ehrenhaft dispute. Science & Education, 20(10), 943- 960.

Parassuraman, V., Zeithami, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50. DOI: 10.2307/1251430

Pereira, N. H. A. (2015). A ecologia como modelo para investigar concepções sobre a natureza da ciência (SP). Dissertação de Mestrado. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde15032016141816/

Peterson, R. A. (1994). A meta-analysis of Cronbach's coefficient alfa. Journal of Consumer Research, 21(2), 381-391 DOI:10.1086/209405

.

Pomeroy, D. (1993). Implications of teachers’ beliefs about the nature of science: comparison of the beliefs of scientists, secondary science teachers, and elementary teachers. Science Education, 77(3), 261-278. DOI:10.1002/sce.3730770302

Popper, K. (1968). The Logic of Scientific Discovery. London: Routledge.

Porlán, R. (1994). Las concepciones epistemológicas de los professores: el caso de los estudiantes de magisterio. Investigación en la Escuela, 22, 67-84.

R Core Team (2013). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Recuperado de http://www.R-project.org/.

Robinson, J. T. (1965). Science teaching and the nature of science. Journal of Research in Science Teaching, 3(1), 37-50. DOI:10.1002/tea.3660030107

Rosenberg, A. (2008). Biology. In Psillos, S., Curd, M. (Orgs.). The Routledge companion to philosophy of science. (pp. 511–519). London: Routledge.

Ryan, A. G., & Aikenhead, G. S. (1992). Students’ preconception about the epistemology of science. Science Education, 76(6), 559-580. DOI:10.1002/sce.3730760602

Scheneider. (2013). The ecological literature, an idea-free distribution. Ecology Letters, 16(12),1421-1423. DOI:10.1111/ele.12196

Seroglou, F., & Koumaras, P. (2001). The contribution of the history of physics in physics education: a review. Science & Education, 10(1-2), 153-172. DOI:10.1023/A:1008702000098

Shader-Frechette, K., & McCoy, E. D. (1994). Applied ecology and the logic of case studies. Philosophy of Science, 61(2), 228-249. DOI:10.1086/289797

Shrader-Frechette, K., Earl, D. McCoy. (1993). Method in ecology: strategies for conservation. Cambridge: Cambridge University Press.

Sober, E. (1997). Two outbreaks of lawlessness in recent philosophy of biology. Philosophy of Science, 64, 458-467. DOI:10.1086/392622

Solomon, J., Duveen, J., Scot, L., & McCarthy, S. (1992). Teaching about the nature of science through history: action research in the classroom. Journal of Research in Science Teaching, 29(4), 409-421. DOI:10.1002/tea.3660290408

Tozzini, D. L. (2014). Filosofia da Ciência de Thomas Kuhn: conceitos e racionalidade científica. São Paulo: Atlas.

Vázquez, A., Manassero, M. A. (1999). Response and scoring models for the “Views on Science Technology-Society” instrument. International Journal of Science Education, 21(3), 231-247. DOI:10.1080/095006999290679

Waters?Adams, S., & Nias, J. (2003). Using action research as a methodological tool: Understanding teachers’ understanding of science. Educational Action Research, 11(2), 283–300. DOI:10.1080/09650790300200210

Downloads

Publicado

2017-08-17

Como Citar

Azevedo, N. H., & Scarpa, D. L. (2017). DECISÕES ENVOLVIDAS NA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTEXTUALIZADO SOBRE CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA. Investigações Em Ensino De Ciências, 22(2), 57–82. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p57

Edição

Seção

Artigos