A EMERGÊNCIA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA CAPES ENQUANTO COMUNIDADE CIENTÍFICA: UM ESTUDO DOCUMENTAL

Autores

  • Clériston Ribeiro Ramos Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Campus Carreiros, Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, CEP: 96203-900, Rio Grande, RS, Brasil
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Campus Carreiros, Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, CEP: 96203-900, Rio Grande, RS, Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Matemática, avaliação da graduação, CAPES, paradigmas, comunidade científica

Resumo

Como forma de perceber as mudanças ocorridas na área de Ensino de Ciências e Matemática, foram levantados os documentos emanados pela CAPES entre os anos de 2000 e 2013. Foram agregadas discussões de diversas sociedades científicas acerca do tema. Para subsidiar este estudo, foram traçadas relações com a teoria de Thomas Khun, em relação a paradigmas, comunidade científica, entre outros relacionados. Por meio da elaboração de uma linha temporal para a área de Ensino de Ciências e Matemática, foi possível perceber que esta emergiu de práticas ocorridas desde os anos 60, tendo sua delimitação enquanto área própria somente no ano 2000, quando se deslocou da área de Educação, e foi reestruturada no ano de 2011 para área de Ensino. Acredita-se que a área irá consolidar-se, pois com o aumento quantitativo e qualitativo dos programas de pós-graduação, mais pesquisadores comprometidos irão contribuir para o estabelecimento da identidade da área de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil.

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Publicado

2016-06-03

Como Citar

Ramos, C. R., & da Silva, J. A. (2016). A EMERGÊNCIA DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA CAPES ENQUANTO COMUNIDADE CIENTÍFICA: UM ESTUDO DOCUMENTAL. Investigações Em Ensino De Ciências, 19(2), 363–380. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/84

Edição

Seção

Artigos