TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS A DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A PERSPECTIVA DE SUAS PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p24Palabras clave:
Ensino de ciências, Recursos de tecnologia assistiva, Educação inclusivaResumen
O ensino de ciências na escola inclusiva necessita de profundas reflexões, principalmente no tocante à formação docente, bem como aos recursos e condições disponíveis aos profissionais. O presente trabalho teve como objetivo analisar o ensino de Ciências para alunos e alunas com deficiência visual, com e sem a utilização de recursos de tecnologias assistivas, na perspectiva de suas professoras de ciências em uma escola da rede pública de ensino em Aracaju/SE. A pesquisa faz uso de uma abordagem qualitativa, tendo sido usadas, para a coleta dos dados, observações em campo e entrevistas semiestruturadas com duas professoras que ministraram aulas para alunos e alunas com deficiência visual. Na primeira etapa da pesquisa, a professora de ciências entrevistada não tinha nenhum tipo de recurso disponível para o ensino a alunos com deficiência visual. Já na segunda etapa, outra professora recebeu e utilizou em suas aulas recursos de tecnologia assistiva sobre células e tecidos, que foram elaborados e fornecidos pelas autoras da presente pesquisa. As participantes relataram a existência de grandes dificuldades no ensino para seus alunos com deficiência visual, não possuindo qualquer formação, inicial ou continuada, sobre educação inclusiva. Além disso, recursos que proporcionam o acesso a elementos estritamente visuais no ensino de ciências e seriam de extrema importância para a aprendizagem dos alunos, não estariam sendo disponibilizados. Desse modo, faz-se necessário constantemente ouvir os docentes, que vivenciam a realidade escolar e são personagens fundamentais para contribuir para a implantação efetiva dessas políticas e seu aperfeiçoamento.Referencias
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