ESTRUTURAS CULTURAIS, ESQUEMAS E RECURSOS: COMO LICENCIANDOS EM FÍSICA CONCEBEM E JUSTIFICAM O STATUS ONTOLÓGICO DE ENTIDADES EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores/as

  • Fábio Marineli Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí BR 364, Km 195, nº 3800, Jataí, GO, Brasil
  • Maurício Pietrocola Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p109

Palabras clave:

Cultura, Realidade, Entidades Científicas

Resumen

Apresentamos no presente trabalho uma investigação acerca dos modos pelos quais estudantes de licenciatura em física compreendem a realidade de entidades científicas e de entes que compõem outros domínios, como o religioso e o cotidiano. Como referencial teórico, adotamos uma abordagem sobre cultura que destaca a influência de diversos sistemas culturais nas formas de entendimento do mundo e permite conceber a ciência como um desses sistemas. Cultura é aqui entendida a partir das caracterizações feitas por Sewell (2005), como um conjunto de várias estruturas que se sobrepõem, cada uma delas formada por esquemas e recursos. Nessa perspectiva, a aprendizagem científica seria um tipo de imersão em uma nova cultura, sendo um processo sujeito a influências de outras estruturas culturais, que trazem diferentes abordagens e formas de entendimento do mundo. Essa influência pode se fazer presente inclusive na compreensão de aspectos ontológicos do conhecimento científico, em particular no entendimento da realidade de entidades inobserváveis da ciência. O estudo aqui apresentado se deu por meio de um questionário, onde licenciandos em física atribuíram uma “intensidade da realidade” a entes/entidades pertencentes a diferentes contextos culturais e apresentaram uma justificativa para essa atribuição. Entre os resultados obtidos, destacamos a possibilidade de mais de uma leitura acerca dos critérios usados pelos licenciandos para caracterizar a realidade das entidades científicas, inclusive uma interpretação em que esses critérios parecem ser influenciados pelas estruturas culturais originárias do contexto cotidiano.

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Publicado

2016-12-18

Cómo citar

ESTRUTURAS CULTURAIS, ESQUEMAS E RECURSOS: COMO LICENCIANDOS EM FÍSICA CONCEBEM E JUSTIFICAM O STATUS ONTOLÓGICO DE ENTIDADES EM DIFERENTES CONTEXTOS. (2016). Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 21(3), 109-126. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p109

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