AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA, DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO, NO TRATAMENTO DA CINÉTICA QUÍMICA NO PERÍODO DE 1929 A 2004

Autores

  • Simone Alves de Assis Martorano Instituto de Química, Universidade de São Paulo-USP Av. Prof. Lineu Prestes, 748 – B. 7 superior, CEP: 05508-000 - São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

Livro Didático, Cinética Química, Filosofia da Ciência.

Resumo

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

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Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martorano, S. A. de A. (2016). AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA, DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO, NO TRATAMENTO DA CINÉTICA QUÍMICA NO PERÍODO DE 1929 A 2004. Investigações Em Ensino De Ciências, 14(3), 341-355. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/346