A TRADIÇÃO DA BILDUNG NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA COMO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p215Palabras clave:
Bildung, Hermenêutica Filosófica, Educação em Ciências, DidaktikResumen
A Didática das Ciências possui diferentes influências cujas tradições curriculares têm como foco desde o ensino do conhecimento disciplinar (anglo-americana) à Bildung (alemã). Esta envolve autoformação, cultivo de si e considera o estudante em múltiplas dimensões, não apenas a intelectual. A Bildung passou por diferentes interpretações historicamente, como a grega, a teológica e a iluminista, o que a leva a perder força na modernidade. Hans-Georg Gadamer foi um filósofo que buscou resgatar a atualidade da Bildung de modo a pensar a autoformação como compreensão de si a partir do outro. O objetivo deste artigo é apresentar a Bildung de Gadamer como um horizonte compreensivo à Educação em Ciências que pode ser um caminho para uma virada ontológica no campo. Dentre os desdobramentos dessa abordagem, destaca-se a necessidade de compreender as relações na EC em termos de uma experiência entre alunos, professores e mundo pautada em uma consciência hermenêutica que cultiva uma postura de alteridade frente ao novo.Referencias
Abbagnano, N. (2007). Dicionário de Filosofia. (5a ed.). São Paulo, SP: Martins Fontes. Recuperado de https://hugoribeiro.com.br/area-restrita/Abbagnano-Dicionario_Filosofia.pdf
Alves, A. (2019). A tradição alemã do cultivo de si (Bildung) e sua significação histórica. Educação & Realidade, 44(2), 1-18. https://doi.org/10.1590/2175-623683003
Astolfi, J. P., & Develay, M. (1990). A didática das Ciências. Campinas, SP: Papirus.
Bach Junior, J. (2020). O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia Waldorf. EccoS–Revista Científica, (53), 16638, 1-6. https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16638
Borda, E. J. (2007). Applying Gadamer’s concept of disposition to science and science education. Science & Education, 16(9-10), 1027-1041. https://doi.org/10.1007/s11191-007-9079-5
Braga, M., Guerra, A., & Reis, J. C. (2018). The Enlightenment Paideia: The French Origins of Modern Science Teaching. In M. E. B. Prestes, C. C. Silva (Eds.). Teaching Science with Context: Historical, Philosophical, and Sociological Approaches (pp. 313-325). Cham, Switzerland: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-74036-2
Britto, F. L. (2010). Sobre o conceito de educação (Bildung) na filosofia moderna alemã. Educação on-Line (PUCRJ), 6, 1-14. Recuperado de https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15522@1
Casagranda, E. A., & Rossetto, M. S. (2019). Da Paideia à Bildung pelo trajeto do “cuidado de si”: formação como autoformação. In C. A. Dalbosco, E. H. Mühl, & H.-G. Flickinger (Orgs.), Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento? (pp. 93-112). São Paulo, SP: Cortez.
Chevallard, Y. (2005). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires, Argentina: Aique Grupo Editor.
Dahlin, B. (2001). The primacy of cognition–or of perception? A phenomenological critique of the theoretical bases of science education. Science & Education, 10, 453-475. https://doi.org/10.1023/A:1011252913699
Dalbosco, C. A., Mühl, E. H., & H.-G.Flickinger (2019). Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento? São Paulo, SP: Cortez.
Dalbosco, C. A. (2019). Metamorfoses do conceito de formação: da teleologia fixa ao campo de força. In C. A. Dalbosco, E. H. Mühl, & Flickinger, H.-G. (Orgs.). Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento? (pp. 35-64). São Paulo, SP: Cortez.
Duit, R., Schecker, H., Höttecke, D., & Niedderer, H. (2014). Teaching Phisycs. In N. Lederman, & S. K. Abell. (Eds.). Handbook of Research on Science Education (pp. 434-456). New York, United States of America: Routledge.
Fensham, J. P. (2004). Defining an identity. The evolution of science education as a field of research. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers.
Ferreira, A. B. H. (2010). Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. (8ª ed.). Curitiba: Positivo.
Flickinger, H.-G. (2011). Herança e futuro do conceito de formação (Bildung). Educação & Sociedade, 32(114), 151-167. https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000100010
Friesen, N. (2020). ‘Education as a Geisteswissenschaft’: an introduction to human science pedagogy. Journal of Curriculum Studies, 52(3), 307-322. https://doi.org/10.1080/00220272.2019.1705917
Friesen, N., & Kenklies, K. (2022). Continental pedagogy & curriculum. In R. J. Tierney, F. Rizvi, & K. Erkican. (Eds.). International Encyclopedia of Education. (4a ed.). (pp. 245-255). Amsterdam, Netherlands: Elsevier.
Gadamer, H.-G. (1995). Gesammelte Werke. (10a ed.). Tübingen, Germany: Mohr Siebeck.
Gadamer, H.-G. (1999). Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica (3a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Gadamer, H.-G. (2009). Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gebhard, U., Höttecke, D., & Rehm, M. (2017). Pädagogik der Naturwissenschaften. Wiesbaden, Germany: Springer.
Ginev, D. (1995). Between epistemology and hermeneutics. Science & Education, 4, 147-159.
Goergen, P. (2019). Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas. In C. A. Dalbosco, E. H. Mühl, & H.-G. Flickinger (Orgs.). Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento? (pp. 15-34). São Paulo, SP: Cortez.
Grondin, J. (2012). Hermenêutica. São Paulo, SP: Parábola Editorial.
Gundem, B. B. (2000). Understanding European didactics. In B. Moon, M. Ben-Peretz, & S. Brown. (Eds.). Routledge International Companion to Education (pp. 252-279). New York, United States of America: Routledge.
Hermann, N. (2010). Autocriação e Horizonte Comum: Ensaios sobre educação ético-Estética. Ijuí, RS: Unijuí.
Horlacher, R. (2015). Bildung, la formación. Barcelona, España: Octaedro.
Iared, V. G., Di Tullio, A., Payne, P. G., & Oliveira, H. T. (2015). Philosophical Hermeneutics and Critical Pedagogy in Environmental Education Research and Practice. Canadian Journal of Environmental Education (CJEE), 20, 123-138.
Jaeger, W. (1995). Paidéia: a formação do homem grego. (3a ed.). São Paulo, SP: Martins Fontes.
Lago, C. (2014). Experiência Estética e Formação: Articulação a partir de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS.
Leiviskä, A. (2013). Finitude, Fallibilism and Education towards Non-dogmatism: Gadamer’s hermeneutics in science education. Educational Philosophy and Theory, 45(5), 516–530. https://doi.org/10.1080/00131857.2012.732012
Möllmann, A. D. S. (2011). O Legado da Bildung. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. RS.
Orlandin, G. C., Sousa, R. S., & Galiazzi, M. C. (2023). Linguagem da química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos. Travessias, 17(1), 1-17. https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30201
Østergaard, E. (2017). Earth at Rest: Aesthetic Experience and Students’ Grounding in Science Education. Science & Education, 26(5), 557-582. https://doi.org/10.1007/s11191-017-9906-2
Santos, T. S., & Rezende, E. J. C. (2023). A produção do conhecimento no fazer cocriativo do design: diálogos entre Ingold, Gadamer e Freire. Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, 26(209), 163-183.
Schulz, R. M. (2014). Rethinking science education: philosophical perspectives. Charlotte, United States of America: Information Age Publishing.
Schneuwly, B. (2021). ‘Didactiques’ is not (entirely) ‘Didaktik’: The origin and atmosphere of a recent academic field. In E. Krogh, A. Qvortrup, & S.T.Graf. (Eds), Didaktik and curriculum in ongoing dialogue (164-184). New York, United States of America: Routledge.
Sjöström, J., & Eilks, I. (2018). Reconsidering different visions of scientific literacy and science education based on the concept of Bildung. In Y. J. Dori, Z. R. Mevarech, & D. R. Baker (Eds.). Cognition, metacognition, and culture in STEM education (pp. 65-88). Dordrecht, Netherlands: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-66659-4_4
Sjöström, J., Eilks, I. (2020). The Bildung Theory—From von Humboldt to Klafki and Beyond. In B. Akpan, & T. J. Kennedy. (Eds.). Science Education in Theory and Practice (pp. 55-67). Switzerland: Duit, Schecker, Höttecke, & Niedderer
Sjöström, J., Eilks, I., & Talanquer, V. (2020). Didaktik models in chemistry education. Journal of chemical education, 97(4), 910-915. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b01034
Sousa, R. S., & Galiazzi, M. C. (2018). A tradição de linguagem em Gadamer e o professor de Química como tradutor-intérprete. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 3(1), 268-285. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7431/4969
Souza, R. G. M. (2021). Hermenêutica e Formação (Bildung): Um olhar crítico sobre o conceito de formação contemporânea baseado no modelo cientificista-iluminista, sob a perspectiva da Hermenêutica Filosófica de Hans Georg-Gadamer. (Dissertação de mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Cametá, PA.
Weber, J. F. (2006). Bildung e educação. Educação e realidade, 31(02), 117-133. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6848
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Paula Carvalho do Carmo, Robson Simplicio de Sousa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.