“As lembranças do passado surgem como um fantasma”: Currículos para Educação Étnico-Racial Crítica em Narrativas (Auto)Biográficas de Professores/as de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p08Palavras-chave:
Educação Étnico-Racial Crítica, Formação de Professores/as de Biologia, Ensino de Ciências e Biologia, Estudos Culturais, Estudos Pós-ColoniaisResumo
Este artigo objetivou analisar a formação para a Educação Étnico-Racial Crítica (EERC) a partir de currículos que emergem das narrativas (auto)biográficas de docentes de Biologia do Nordeste brasileiro. Para alcançar o objetivo nos valemos de uma Revisão Sistemática da Literatura nas pesquisas (auto)biográficas de professores/as de Biologia dispostas nos Repositórios Institucionais online das Universidades Federais nordestinas, cujos dados foram analisados pela perspectiva compreensiva-interpretativa. Os resultados nos possibilitam argumentar que a EERC se fundamenta, a passos lentos, em currículos formais e em ação para a formação de professores/as de Biologia, mas, sobretudo, de forma mais efetiva em currículos outros existentes em instituições não escolares que contribuem para a formação para a docência em Biologia no Nordeste do Brasil. Além disso, currículos ocultos e vazios têm surgido enquanto assombrações que impossibilitam formar professores/as para educar para as Relações Étnico-Raciais em uma abordagem crítica e antirracista para o Ensino de Ciências e Biologia.Referências
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