“As lembranças do passado surgem como um fantasma”: Currículos para Educação Étnico-Racial Crítica em Narrativas (Auto)Biográficas de Professores/as de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p08

Palavras-chave:

Educação Étnico-Racial Crítica, Formação de Professores/as de Biologia, Ensino de Ciências e Biologia, Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais

Resumo

Este artigo objetivou analisar a formação para a Educação Étnico-Racial Crítica (EERC) a partir de currículos que emergem das narrativas (auto)biográficas de docentes de Biologia do Nordeste brasileiro. Para alcançar o objetivo nos valemos de uma Revisão Sistemática da Literatura nas pesquisas (auto)biográficas de professores/as de Biologia dispostas nos Repositórios Institucionais online das Universidades Federais nordestinas, cujos dados foram analisados pela perspectiva compreensiva-interpretativa. Os resultados nos possibilitam argumentar que a EERC se fundamenta, a passos lentos, em currículos formais e em ação para a formação de professores/as de Biologia, mas, sobretudo, de forma mais efetiva em currículos outros existentes em instituições não escolares que contribuem para a formação para a docência em Biologia no Nordeste do Brasil. Além disso, currículos ocultos e vazios têm surgido enquanto assombrações que impossibilitam formar professores/as para educar para as Relações Étnico-Raciais em uma abordagem crítica e antirracista para o Ensino de Ciências e Biologia.

Biografia do Autor

  • Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande
    Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UAE/CFP/UFCG). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE) com Estágio Pós-Doutoral em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB/FAPESQ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (PPGE/UPE). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (AMESG/FADIMAB) e Licenciatura em Pedagogia (UNIASSELVI). Tem experiência na Educação Básica com ênfase no Ensino e na Gestão em Escolas da Rede Pública Municipal e da Rede Privada em Pernambuco. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (FORBIO- UFRPE/CNPq); Grupo de Pesquisa ENSAIO: vida, pensamento e escrita em educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CNPq); e o ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/CNPq). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio- Regional 5). No campo de pesquisa tem estudado temáticas voltadas a Etnobiologia na/para a Educação Escolar; Educação das Relações Étnico-Raciais na Formação e Prática de Professores/as para o ensino das Ciências; Narrativas (Auto)biográficas de Professores/as de Ciências e Biologia; Educação Escolar Quilombola; Decolonialidade na Educação em Ciências e na Formação e Prática Docente; e Educação Étnico-Racial Crítica na Formação de Professores/as para o ensino das Ciências Biológicas.
  • Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba
    Doutor em Educação (PPGE/UFMG). Professor Associado da UFPB. Pesquisador BolsistaProdutividade em Pesquisa do CNPq/PQ-2. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPB e UFBA. Líder dos grupos ENSAIO e ESCRE(VI)VER. De janeiro a dezembro de 2019, comBolsa CAPES PVEx, foi Professor Visitante no Outdoor and Environmental Education Department(School of Education) da La Trobe University, onde realizou estágio de pós-doutorado.maknamaravilhas@gmail.com.

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Publicado

2025-05-01

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Artigos

Como Citar

Silva, J. A. da, & Maknamara, M. (2025). “As lembranças do passado surgem como um fantasma”: Currículos para Educação Étnico-Racial Crítica em Narrativas (Auto)Biográficas de Professores/as de Biologia. Investigações Em Ensino De Ciências, 30(1), 08-36. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n1p08